História ou estória?

Como se escreve? História ou estória? Aprenda o jeito certo!

Graças à padronização do sistema gráfico, as diferenças de significado entre as palavras história e estória foram eliminadas Graças à padronização do sistema gráfico, as diferenças de significado entre as palavras história e estória foram eliminadas

Algumas palavras da língua portuguesa são responsáveis por dúvidas frequentes, mas duas delas apresentam um aspecto curioso e, por isso, nem sempre sabemos como empregá-las corretamente: história e estória. Você sabe a diferença existente entre elas? Qual a forma correta? História ou estória?

Pois bem, as duas grafias existem e antigamente havia uma diferença significativa entre elas. A palavra estória é muito antiga na língua portuguesa, acredita-se que tenha surgido no século XIII. Empregava-se a forma estória quando a intenção era se referir às narrativas populares ou tradicionais não verdadeiras, ou seja, ficcionais. Já a palavra história era utilizada em outro contexto, quando a intenção era se referir à História como ciência, ou seja, a história factual, baseada em acontecimentos reais.

A palavra estória é considerada um tipo de arcaísmo, isto é, aquelas palavras que, por serem muito antigas, quase não usamos mais. Ela era utilizada quando ainda não havia uma grafia uniformizada para as nossas palavras, mas, em 1943, com a vigência do nosso sistema gráfico, a Academia Brasileira de Letras entendeu que não deveria mais haver diferenças entre história e estória e que a palavra história deveria ser empregada em qualquer situação, seja para nomear narrativas ficcionais ou reais. Observe os exemplos:

A mãe contou uma história para o filho dormir.

Os amigos adoram contar histórias de pescador.

(Antigamente, a forma correta a ser empregada nos exemplos era estória).

Os alunos irão aprender sobre a história da Língua Portuguesa.

A turma ouviu atenta a história da vida de Machado de Assis.

Viu só? Agora que você já sabe qual é a maneira correta, não precisa mais ficar na dúvida, pode usar história com h em qualquer situação!

Por Luana Castro
Graduada em Letras

Por Luana Castro Alves Perez

Aprendendo a escrever corretamente