Germinação da semente

Clique aqui e veja como ocorre o processo da germinação nas sementes.

Para que uma semente consiga germinar, ela precisa que o ambiente tenha condições adequadas, como água e oxigênio Para que uma semente consiga germinar, ela precisa que o ambiente tenha condições adequadas, como água e oxigênio

No artigo Reprodução nas plantas, vimos como ocorre a reprodução nas plantas e também a polinização nas flores. Pois bem, depois que os grãos de pólen chegam até o gineceu e alcançam o óvulo, ocorre a fecundação e a formação de um embrião. É importante saber que o ovário da flor dará origem ao fruto, enquanto que o óvulo da flor dará origem às sementes, que, na maioria das vezes, se encontram no interior de frutos.

Os frutos são muito importantes na dispersão das sementes. Se um animal se alimentar de alguns frutos e sementes de determinada planta e depois for para ambientes diferentes, ele levará essas sementinhas em seu estômago. Após defecar, essas sementinhas cairão no solo. Se encontrarem condições adequadas, as sementes germinarão sem maiores problemas.

Muitos animais se alimentam de frutos e sementes. Assim, ajudam na sua dispersão

Quando madura, toda e qualquer semente germinará se encontrar condições adequadas. Podemos definir germinação como a retomada do crescimento e do desenvolvimento do embrião. Para que isso ocorra, a semente precisará principalmente de água, gás oxigênio e temperatura adequada.

Uma das primeiras coisas que ocorre na germinação é a absorção de água pela semente. À medida que a semente vai se enchendo de água, a casca se rompe, permitindo a entrada de oxigênio (muito importante para as células do embrião). É importante lembrar que o embrião que fica no interior das sementes possui substâncias nutritivas que o nutrirão à medida que ele for se desenvolvendo.

Depois que as células do embrião recebem água, oxigênio e temperatura adequada, elas começam a se desenvolver, dando origem à primeira estrutura que sai da semente, que é chamada de radícula. A radícula será a futura raiz da planta e ela começa a crescer para dentro do solo, de onde tirará os sais minerais e a água de que precisa para continuar a se desenvolver. Na pequena plantinha também poderemos ver o caulículo e a gêmula. O caulículo dará origem à parte inicial do caule (chamado de hipocótilo); enquanto a gêmula originará a parte superior do caule (chamado de epicótilo) e as primeiras folhas.

Na imagem podemos ver como a semente se desenvolve durante sua germinação

Se a semente de uma planta germinar em um local adequado, ela conseguirá desenvolver suas raízes, caule e folhas, transformando-se em uma jovem planta. Depois de adulta, ela produzirá frutos e sementes, que darão continuidade à vida da espécie.

Existem algumas sementes que passam por um período chamado de período de dormência e só conseguem germinar após alguns estímulos do ambiente. As sementes de regiões frias só conseguem germinar depois de algum tempo de exposição ao frio. Dessa forma, elas sempre germinam depois do inverno, quando a temperatura e as outras condições ambientais estão adequadas. Já as sementes de ambientes secos germinam somente na época das chuvas, que é quando há muita água disponível.

Você pode observar uma sementinha germinar em sua casa. Para isso você só precisa de um copinho de café descartável, algodão, água e sementinhas de feijão. Molhe bem o algodão com água e em seguida coloque-o dentro do copinho descartável. Pegue as sementinhas de feijão e coloque-as no algodão que está dentro do copo. É importante que você deixe o copinho em um ambiente onde tenha luz solar, nunca se esquecendo de deixar o algodão sempre úmido, para que as sementinhas consigam se desenvolver. Espere alguns dias e você verá as sementinhas germinando!

Sementinha de feijão germinando no algodão

Por Paula Louredo
Graduada em Biologia