Gêneros digitais

Você já ouviu falar nos gêneros digitais? Clique e fique por dentro das novidades da comunicação!

O casamento entre a comunicação e a tecnologia deu origem aos gêneros digitais O casamento entre a comunicação e a tecnologia deu origem aos gêneros digitais

Você sabe o que são os gêneros digitais? Se o assunto ainda é novidade para você, fique tranquilo porque o Escola Kids vai te explicar essa história direitinho!

Nós já sabemos que os diversos gêneros textuais estão sempre a serviço da comunicação. Os falantes da língua portuguesa estão constantemente mergulhados em diferentes situações comunicacionais e para cada uma delas existe um gênero que se adapta melhor. Por exemplo, se a intenção é escrever uma carta ou um e-mail, certamente você fará escolhas linguísticas mais adequadas para a ocasião. Se quer deixar um bilhete na porta da geladeira, provavelmente utilizará um vocabulário mais simples, e a estrutura do seu texto também será sucinta e objetiva.

Não podemos precisar a quantidade de gêneros, mas podemos reconhecê-los e diferenciá-los, pois existem elementos em cada um deles que permitem essa identificação. Como os gêneros caminham lado a lado com a comunicação, nada mais compreensível do que eles acabarem adaptando-se às novidades do mundo, principalmente às inovações tecnológicas. O advento da informática — e principalmente da internet —, alterou não apenas as relações sociais, mas também a linguística. Novos gêneros surgiram, enquanto outros sofreram modificações significativas. É o caso do e-mail, que nada mais é do que a evolução da carta, já que dispensa o papel e a caneta, assim como a postagem via correios. O destinatário recebe-o de forma instantânea, ao contrário da carta, que podia demorar dias e dias para chegar às mãos de seu leitor.

Os gêneros digitais também podem ser encontrados na comunicação estabelecida nas redes sociais

Os gêneros digitais podem ser observados também na comunicação típica das redes sociais: postagens, compartilhamentos, tweets, entre outros, comprovam que o advento da tecnologia digital fez com que os gêneros sofressem adaptações. Preferimos pelo encurtamento dos textos e o uso de hipermídias e links que possibilitam a criação de um interessante hipertexto. É fundamental analisarmos os gêneros digitais, até porque eles influenciam bastante nas práticas de leitura e escrita digitais, causando um grande impacto na comunicação. Vale lembrar que, embora novos gêneros estejam surgindo, muitos nada mais são do que a transformação de antigos gêneros, que ganharam, graças ao dinamismo da comunicação digital, novas características.

Viu só como a comunicação e a tecnologia estão conectadas? Quem ganha com tantas novidades somos nós, os falantes, sempre privilegiados pelas descobertas no campo da linguagem.

Por Luana Castro

Por Luana Castro Alves Perez