Escola Kids

Fusos horários no Brasil

  • Atualmente 5/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Fusos horários no Brasil Em virtude de sua posição no mundo, o Brasil possui três fusos horários distintos.

Sabemos que a Terra é dividida em 24 fusos horários e que cada um deles representa uma hora. Assim, quando uma pessoa viaja e desloca-se no espaço de um fuso horário, ela deve adiantar ou atrasar o seu relógio em uma hora.

Mas dentre os 24 fusos que dividem o nosso planeta, você sabe quantos deles passam pelo Brasil? Você sabia que dentro do nosso país há localidades que possuem uma diferença de duas horas em seus relógios?

Observe o mapa abaixo, ele representa todos os fusos horários da Terra. Tente observar quantos deles cortam o território nacional.


Os fusos horários no mundo

Ao observar o mapa, percebemos que temos três principais fusos horários cortando o nosso país. Portanto, temos três tipos de horários, que variam conforme a distância do nosso território em relação ao Meridiano de Greenwich. Observe, agora, o mapa indicando apenas os fusos brasileiros.

 
Mapa com os fusos horários brasileiros ¹

O primeiro fuso horário abrange apenas algumas ilhas oceânicas que pertencem ao Brasil, como Fernando de Noronha. Elas encontram-se dois fusos horários a oeste do Meridiano de Greenwich, ou seja, encontram-se no fuso -2GMT.

O segundo fuso horário abrange a maior parte do nosso território, incluindo a capital Brasília, e corresponde ao nosso horário oficial. Esse fuso está a 45º a oeste de Greenwich, ou seja, a três fusos desse meridiano, a -3GMT.

O terceiro fuso horário abrange a porção oeste do Brasil, incluindo o Acre, que antes de 2008 encontrava-se em um quarto fuso, mas que depois foi incorporado ao horário atual. Essa região encontra-se quatro horas a oeste de Greenwich, ou seja, no fuso -4GMT.

Observe que a delimitação dos horários não obedece necessariamente às linhas dos meridianos originais. Elas adaptam-se aos territórios dos estados e do país, para evitar, por exemplo, que duas cidades em um mesmo estado ou muito próximas uma da outra se encontrem em horários diferentes. Ao adaptar o horário oficial ao território, temos a chamada hora legal.

Veja que curioso o seguinte exemplo: se uma pessoa sair do interior de alguma cidade no estado de Goiás e for para o Mato Grosso e, durante o trajeto, demorar uma hora, quando ela chegar, os relógios estarão marcando o mesmo horário do momento em que ela partiu!

______________________________

¹ Fonte da Imagem: IBGE

Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

Avaliação

10.0

Participação: 1 Comentário

Avaliação:

Se você quer comentar também Clique aqui


    Escola Kids

    R7 Educação