Estudando a regência do verbo “implicar”

Por dentro do verbo “implicar”: Clique e saiba mais sobre regência verbal!

O verbo “implicar” costuma provocar dúvidas em relação à sua regência. Conhecer cada um de seus significados pode evitar deslizes gramaticais O verbo “implicar” costuma provocar dúvidas em relação à sua regência. Conhecer cada um de seus significados pode evitar deslizes gramaticais

Antes de começarmos a falar sobre a regência do verbo “implicar”, temos uma perguntinha: você sabe o que é regência verbal?

Bom, é importante que você saiba que a regência verbal nada mais é do que a relação sintática de dependência que existe entre um verbo – termo regente – e o seu complemento – termo regido. A regência determinará a necessidade – ou não – de uma preposição para ligar o verbo a seu complemento. Quando o termo regente for um verbo, ocorrerá a regência verbal; quando o termo regente for um nome (substantivo, advérbio ou adjetivo), ocorrerá a regência nominal.

Existem alguns verbos da língua portuguesa que frequentemente estão envolvidos em problemas quanto à regência, entre eles o verbo “implicar”. Afinal, esse verbo exige ou não preposição? Ele é um verbo transitivo direto ou transitivo indireto? A resposta é: depende, pois esse verbo possui diferentes significados, sendo assim, haverá situações em que ele exigirá a preposição e, em outras, não. Que tal conhecer cada um de seus diferentes empregos em uma oração? Fique atento aos exemplos e bons estudos!

O verbo “implicar” pode ter diferentes significados em uma oração: a regência correta dependerá de cada um deles

Quando o verbo “implicar” possuir sentido de “acarretar”, “ocasionar”, “trazer consequências”, será transitivo direto, isto é, seu complemento não exigirá uma preposição. Observe:

O descumprimento das regras implicará em punições. =( errado
O descumprimento das regras implicará punições. =) certo

Quando o verbo “implicar” for pronominal: Verbos pronominais são acompanhados por pronomes oblíquos átonos (me, te, se, nos), portanto, quando o verbo “implicar” assumir a forma implicar-se, ele terá o sentido de “envolver-se” e deverá ser introduzido pela preposição em:

Os alunos implicaram-se na atividade proposta pela professora.
Ou
Os alunos envolveram-se na atividade proposta pela professora.

► Quando o verbo “implicar” assumir o sentido de “ter implicância com algo ou alguém”, “tomar aversão”, “embirrar” (essa certamente é a significação mais utilizada para o verbo “implicar”), será transitivo indireto, já que a preposição com deverá ser empregada. Observe:

Os jogadores implicaram com o time adversário.
O aluno implicou com o novo professor.

Por Luana Castro
Graduada em Letras

Por Luana Castro Alves Perez

Regência verbal

Ciclo do Café

O ciclo do café foi o ciclo econômico em que o café predominou na economia brasileira. Iniciou em meados do século XIX, estendendo-se até metade do século XX.

Arte rupestre

A arte rupestre são as obras de arte produzidas pelos hominídeos na Pré-História, destacando-se as pinturas e as gravuras.