Escola Kids

Escorpiões

  • Atualmente 5/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Escorpiões Escorpião amarelo

Os escorpiões não são insetos, e sim animais peçonhentos pertencentes ao Filo Artropoda. Todos os animais que possuem a glândula produtora de veneno são chamados de peçonhentos.

Animais invertebrados, com hábitos noturnos, costumam se esconder durante o dia em lugares escuros, como embaixo de pedras, madeiras, cascas de árvores, buracos, em meio a entulhos, etc. Alimentam-se de insetos como cupins, moscas, grilos, baratas, entre outros. Na falta de alimento, eles podem praticar o canibalismo, ou seja, alimentam-se de outros escorpiões.

Podem atingir até 25 cm de comprimento e picam quando se sentem ameaçados.

Escorpião se alimentando de uma mosca
Escorpião se alimentando de uma mosca

São muitos os animais que gostam de se alimentar de escorpiões, como a lacraia, louva-deus, macacos, aranhas, sapos, lagartos, seriemas, suricatos, corujas, gaviões, quatis, galinhas, camundongos e algumas espécies de formigas.

Suricato se alimentando de um escorpião
Suricato se alimentando de um escorpião

Assim como as aranhas, os escorpiões possuem as quelíceras, estruturas afiadas próximas à boca que são utilizadas para retirar pequenos pedaços do alimento e levá-los à boca.

Os escorpiões possuem oito patas; e em seu cefalotórax há pedipalpos terminados em pinças, que têm a função de segurar e dilacerar os alimentos.

Na ponta da cauda dos escorpiões existe um espinho chamado de télson. É ali que se localizam as glândulas de veneno, e é por meio daquele espinho que o escorpião inocula o veneno em suas vítimas.

O escorpião inocula veneno em suas presas por meio do télson
O escorpião inocula veneno em suas presas por meio do télson

Existem cerca de 1500 espécies de escorpiões em todo o mundo e, dessas espécies, apenas 20 delas são venenosas.

A picada do escorpião pode causar dor intensa, seguida de vômitos, sudorese e náuseas.

Ao ser picada por um escorpião, a pessoa deve procurar imediatamente um hospital especializado. Lá será feita a aplicação de medicamentos no local da picada para o alívio da dor e, em casos mais graves, a aplicação de soro antiescorpiônico.


Paula Louredo
Graduada em Biologia

Avaliação

10.0

Participação: Nenhum comentário

Avaliação:

Se você quer comentar também Clique aqui


    Escola Kids

    R7 Educação