Encontros Consonantais

Você sabe o que são encontros consonantais? Não? Descubra aqui!

Os encontros consonantais podem ficar juntos ou separados Os encontros consonantais podem ficar juntos ou separados

No momento em que ouvimos a expressão - “consonantais”, logo nos lembramos das consoantes presentes em nosso alfabeto.

Então você já sabe: Encontro consonantal é o encontro de duas consoantes em uma mesma sílaba ou em sílabas diferentes. Vejamos alguns exemplos:

Prato – cravo – criança – brinquedo – primo

O encontro consonantal das palavras citadas encontra-se na mesma sílaba, sabe por quê?

Nunca se esqueça!
As consoantes “l” e “r” sempre ficarão juntas em uma única sílaba.

Mas em algumas situações elas poderão se separar, como mostra os exemplos abaixo:

objeto – ritmo – advogado

Você deve ter percebido que é muito importante sabermos como se faz a separação das sílabas de maneira correta para entendermos bem sobre este assunto.

Então veja a seguir algumas palavras para que você não tenha mais dúvidas!

primeiro – pri – mei- ro
criança – cri – an - ça