Escola Kids

Eletricidade

  • Atualmente 3.7777777777778/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Eletricidade Percebemos a eletricidade através do funcionamento de uma lâmpada elétrica

A vida antes da descoberta da eletricidade não era tão cômoda, pois não havia as facilidades existentes hoje. Não existiam os aparelhos eletrodomésticos e as pessoas tinham muito mais trabalho para fazer as tarefas do seu dia-a-dia. Para passar roupa, por exemplo, usava-se ferros a brasa, que tinha uma tampa que era levantada para se colocar a brasa lá dentro. Era necessária muita atenção, pois a fuligem podia cair do ferro e sujar a roupa limpa ou mesmo esquentar muito, chegando a queimar a roupa.

A geladeira, instrumento fundamental para se conservar os alimentos, também não existia. Assim, quase todos os dias era necessário fazer compras de frutas e verduras nas pequenas quitandas. As carnes eram mantidas cozidas, já prontas para o consumo, imersas em banha de porco, em latões.

Os banhos eram frios, ou com água aquecida nos fogões, na maioria das vezes a lenha e não a gás. A iluminação dos lugares era feita com lampiões.

Podemos perceber a eletricidade através do funcionamento dos aparelhos elétricos e eletrônicos, no transporte coletivo como o metrô, em aparelhos como rádio e televisão, chuveiros, computadores, telefones, dentre vários outros.

Funcionamento de uma usina hidrelétrica
Como é feita a energia elétrica

A eletricidade, no Brasil, é predominantemente produzida nas grandes usinas hidrelétricas, através do movimento das águas dos rios e dos lagos, onde a água corre por uma barreira e gira as turbinas da mesma, que movimentam o gerador. A energia produzida é conduzida por grandes cabos e fios até chegar às cidades, ir para uma subestação de energia elétrica e depois ser distribuída para a população.

Hoje em dia, o Brasil está entre os cinco maiores produtores de energia hidroelétrica, segundo informações da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, com 158 usinas hidrelétricas em funcionamento, numa produção de aproximadamente 74.438.695 kW.  As principais usinas hidrelétricas do nosso país são: Itaipu, do rio Paraná; Tucuruí, do rio Tocantins; Belo Monte, do rio Xingu; Ilha Solteira, do rio Paraná e Jirau, do rio Madeira.

Por Jussara de Barros
Pedagoga
Equipe Escola Kids

Avaliação

7.6

Participação: 4 Comentários

Avaliação:

Se você quer comentar também Clique aqui

    Assuntos Relacionados


    Escola Kids

    R7 Educação