Divisibilidade por 5

Compreendendo como encontrar os números que são divisíveis por 5 através dos critérios de divisibilidade por 5.

Esse critério de divisibilidade assemelha-se bastante ao critério de divisibilidade por 2, pois o critério por 5 analisa apenas o último algarismo do número, assim como o critério de divisibilidade por 2. Entretanto, as condições de análise desses algarismos são diferentes.
Vejamos se conseguimos ver algum critério na tabuada de 5.

Veja que os resultados estão sempre terminando em 0 ou 5. Com isso podemos traçar uma ideia quanto ao critério de divisibilidade por 5.

Ao lado direito da tabuada foram listados os 7 primeiros múltiplos de 5. Ser múltiplo de 5 é o mesmo que afirmar que o número é divisível por 5. Por tanto, note que os números divisíveis por 5 sempre possuem o último algarismo igual a 5 ou igual a 0.

Sendo assim, podemos afirmar que:

“O critério de divisibilidade por 5 consiste em analisar se o último algarismo do número é 0 ou 5.”

Alguns exemplos de números divisíveis por 5: 1234560, 1234565, 98765, 357895, 1472580.

Por Gabriel Alessandro de Oliveira
Graduado em Matemática