Dividindo em Partes Iguais

Trabalhando com Fração.

Frações Frações

Joana e sua mãe foram à pizzaria. Elas pediram uma pizza de calabresa tamanho médio. A pizza foi dividida ao meio, isto é, em duas partes iguais.

Representamos essa situação utilizando frações. Cada parte é chamada de metade da pizza. Podemos mostrar isso pela fração da metade da pizza:

Um meio

Podemos dividir a pizza em quantas partes forem necessárias, dependendo do número de pessoas.

Dividindo a pizza em três partes iguais

Cada pedaço recebe o nome de terça parte, e é representada por:

Um terço

Dividindo a pizza em quatro partes iguais

Agora, cada pedaço recebe o nome de quarta parte, e é representado por:

Um quarto

Vamos imaginar que Joana e mais sete amigas foram à pizzaria. Pediram uma pizza grande, a qual seria dividida em 8 partes iguais. Veja:

Cada pedaço é denominado por oitava parte, e a representação será através da seguinte fração:

Um oitavo.

Por Marcos Noé
Matemático

Adição e subtração de frações