Diferenças entre o autor e o eu poético

Entre o eu poético e o autor há diferenças: o autor é quem cria a poesia e o eu poético é a voz que fala dentro do poema.

Entre o eu poético e o autor há diferenças: o autor é quem cria a poesia e o eu poético é a voz que fala dentro do poema Entre o eu poético e o autor há diferenças: o autor é quem cria a poesia e o eu poético é a voz que fala dentro do poema

Quando lemos uma poesia, além de sabermos que se trata de um texto diferente daqueles que contêm início, meio e fim, damos atenção a outros detalhes e nos perguntamos se toda aquela emoção expressa pelas palavras é constituída pelo próprio autor ou se pertence a outra pessoa. Perguntando assim parece um pouco estranho, não é verdade?

Não se preocupe, saiba que nosso objetivo é fazer com que você entenda que entre essas duas pessoas há diferenças, as quais tão logo ficaremos sabendo, ok?

Quando dizemos “eu poético” estamos nos referindo à voz que se expressa dentro do poema, ou seja, aquela voz responsável por nos transmitir sentimentos e emoções.

O autor, por sua vez, é quem cria o poema. Então, não se esqueça:

O eu poético é a voz que fala, que expressa sentimentos dentro do poema; e autor é quem o cria.

Por Vânia Duarte

Autor e Narrador

Características da prosa e da poesia

Um texto diferente - A poesia