Escola Kids

Dia do Soldado

  • Atualmente 4.6/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Dia do Soldado Caminhão do Corpo de Bombeiros

O dia do soldado é comemorado em 25 de agosto. Esta data foi escolhida em homenagem a um grande militar brasileiro (Duque de Caxias), que nasceu no mesmo dia, no ano de 1803, na Vila de Porto Estrela, Rio de Janeiro, hoje mais conhecida como Duque de Caxias.

Luis Alves de Lima e Silva era o seu nome verdadeiro e, como patrono do Exército do Brasil, lutou muito pelo nosso país, para defender nossos direitos, fazendo grandes conquistas.


Duque de Caxias

Ainda muito pequeno, por volta dos 5 anos de idade, foi aceito como cadete, aos 15 anos fazia parte da Academia Real Militar. Aos poucos foi subindo na carreira militar, chegando ao posto máximo da hierarquia militar, como marechal.

O soldado é uma titulação militar. Quando um homem decide servir ao exército sua carreira se inicia neste posto. À medida que fica mais velho, mais experiente e atinge novas conquistas, seu posto vai subindo.


Desfile Militar

Existem várias escalas de soldados, porém os mais conhecidos são os do exército: infantaria – onde os soldados podem lutar em qualquer lugar, com diferentes armas, transportes, tentando conquistar e manter um território; cavalaria – onde os combates aconteciam com os soldados montados a cavalo, indo na frente da tropa, tentando descobrir informações sobre o inimigo, que hoje foram substituídos por transportes blindados; e artilharia - que fazem uso das armas de fogo, com lançamento de bombas e outros projéteis.


Soldados da Artilharia e da Cavalaria

Existem ainda os soldados da marinha e os da aeronáutica, completando assim as forças armadas do nosso país.
Os soldados do corpo de bombeiros também são importantes, pois são especialistas em salvar vidas.
Atendem pessoas em diversas situações de dificuldade, como em acidentes de trânsito, acidentes domésticos, socorrem crianças e animais, reviram escombros à procura de pessoas, apagam incêndios e exercem várias outras funções importantes para a população civil.

Algumas pessoas costumam passar trotes nessas instituições, prejudicando aqueles que estão precisando de ajuda, muitas vezes em perigo, correndo o risco de perder a vida. Isso não é correto, pois prejudica o trabalho desses profissionais tão sérios.

Os soldados devem ser respeitados e bem tratados pela população, pois são eles que fazem a guarda do nosso território, protegendo nossas terras, nossos ares e nossos mares.

Por Jussara de Barros
Pedagoga
Equipe Escola Kids

Avaliação

9.2

Participação: 25 Comentários

Avaliação:

Se você quer comentar também Clique aqui


    Escola Kids

    R7 Educação