Datas Comemorativas

05 de Junho - Dia do Meio Ambiente

O Dia do Meio Ambiente é celebrado anualmente no dia 5 de junho. A data foi instituída em 1974 pela ONU durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano.

Pessoas ao redor da Terra regando e cuidando em referência ao Dia do Meio Ambiente. O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado anualmente no dia 5 de junho.

O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado anualmente no dia 5 de junho. A celebração da data tem como objetivo a sensibilização e a elaboração de ações que visem à preservação ambiental. Cada ano o Dia Mundial do Meio Ambiente trata de uma temática ambiental diferente.

Leia também: Saiba o que é desenvolvimento sustentável

Como foi criado o Dia do Meio Ambiente?

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído em 1974 pela Organização das Nações Unidas (ONU) durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano realizado na cidade de Estocolmo, Suécia, entre os dias 5 e 16 de junho. A conferência teve a participação de representantes de 115 países e de diversas organizações de variados segmentos.

Esse evento ocorreu diante da preocupação crescente com a necessidade de uso sustentável dos recursos do planeta e sua Declaração Final apresenta princípios que abordam a necessidade de inspirar e guiar a população em busca da preservação ambiental.

A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente também serviu para guiar as futuras ações da Organização das Nações Unidas em relação ao meio ambiente. Entre essas ações, podemos destacar a criação, no final do ano de 1972, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente que coordena os trabalhos da Organização das Nações Unidas relacionadas ao meio ambiente.

Entre as prioridades do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente podemos destacar a gestão dos ecossistemas, aspectos ambientais de catástrofes e conflitos, governança ambiental, mudanças climáticas, entre outras.

Leia também: Conheça as conferências ambientais

Importância da preservação do meio ambiente

Muitos recursos são finitos, como a água potável, e sua preservação é de fundamental importância para as gerações futuras.

O meio ambiente pode ser definido como o conjunto de fatores bióticos e abióticos em que o organismo está inserido e suas interações. O meio ambiente está em constante transformação. O homem, em nome do desenvolvimento, tem causado diversos processos de degradação que afetam não apenas animais e plantas, afetam também o próprio homem.

É importante destacar que muitos recursos naturais, essenciais para a sobrevivência da espécie humana, se não forem preservados, se esgotarão, como a água potável. Entre as principais causas da diminuição da água potável podemos destacar a poluição das águas superficiais e subterrâneas por esgotos domésticos e resíduos tóxicos provenientes da indústria e da agricultura e o desperdício.

A Constituição Brasileira de 1988 traz em seu artigo 225 que:

“Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações.”

Assim, é papel não apenas do Poder Público, mas de toda a população trabalhar em prol do bem comum por meio da preservação do meio ambiente e isso se faz desde pequenas ações, como descartar o lixo em local adequado.