11 de agosto – Dia do Estudante

No dia 11 de agosto, celebra-se o Dia do Estudante, uma homenagem a esse ofício nobre e importante na vida de todas as pessoas. A escolha do dia 11 de agosto deu-se durante o centenário da fundação do curso de Direito em Olinda e São Paulo, o que foi feito por decreto de d. Pedro I em 1827.

Acesse também: 22 de agosto – Dia do Folclore

Importância de estudar

O ato de estudar é algo que levamos por toda a vida, pois nosso processo de desenvolvimento e formação enquanto seres humanos passa obrigatoriamente por ele. Muitos acreditam que o estudo é algo apenas para crianças e jovens, mas estudar é crucial na nossa formação enquanto cidadãos e pessoas assim como no nosso desenvolvimento enquanto profissionais, sendo uma prática que deve ser contínua.

Ser estudante é algo tão importante que existe uma data comemorativa, em 11 de agosto, para celebrar todos os estudantes do Brasil.

Enquanto cidadãos nós podemos aprender a importância do convívio em sociedade e ser aptos a entendermos determinados problemas sociais e, em alguns casos, até mesmo propor soluções para eles. Estudar também nos auxilia a compreender melhor o mundo e toda a diversidade cultural que existe nele.

Por fim, mas não menos importante que nenhum dos outros usos do estudo, está a possibilidade que essa ação nos dá em relação a um futuro profissional. Estudar garante-nos a formação em um ofício que, além de prover nosso sustento, pode ser um diferencial na nossa vida.

Assim, percebemos que estudar é algo muito importante e que devemos levá-lo como hábito, afinal, é necessário estar sempre atualizado em relação ao conhecimento produzido e àquilo que acontece no mundo. Estaremos na posição de estudante durante boa parte de nossas vidas, sendo assim, é justo que haja um dia para homenageá-la.

Dia do Estudante

A Faculdade de Direito em São Paulo foi uma das primeiras (considerando também a de Olinda) a oferecerem esse curso superior no Brasil.[1]

No Brasil o Dia do Estudante é celebrado em 11 de agosto, mas você sabe o porquê dessa comemoração ser nesse dia? Bem, a data do Dia do Estudante está relacionada com o decreto imperial de d. Pedro, imperador do Brasil de 1822 a 1831, em um período conhecido como Primeiro Reinado.

Esse decreto foi emitido em 11 de agosto de 1827 e tratava a da criação do curso de Direito em São Paulo, no estado de São Paulo, e em Olinda, em Pernambuco. Na época, o Brasil não possuía nenhuma instituição que oferecesse ensino superior em Direito e os interessados deveriam mudar-se para Portugal caso quisessem fazer esse curso.

As duas faculdades ficaram marcadas na história brasileira porque foram as primeiras do tipo no país, que, no século XIX, só possuía cursos de Medicina, no Rio de Janeiro, e de Cirurgia, em Salvador. Os cursos de Direito em São Paulo e Olinda ajudaram na formação de intelectuais que foram importantes na sociedade brasileira ao longo do século XIX e ambos existem até hoje.

Considera-se como data da fundação deles o dia 11 de agosto por conta do decreto, mas o curso de Direito em São Paulo entrou em funcionamento no dia 1º de março de 1828, e, em Olinda, as atividades acadêmicas foram iniciadas em 15 de maio de 1828.

Cem anos depois, em 11 de agosto de 1927, celebrações foram realizadas para comemorar-se o centenário dos dois cursos, e, durante elas, o advogado Celso Gand Ley sugeriu que o 11 de agosto fosse convertido em um dia de homenagem ao estudante.

A sugestão acabou “pegando” e a data ficou conhecida aqui como Dia do Estudante. Dez anos depois da sugestão de Gand Ley, foi fundada, em São Paulo, a União Nacional dos Estudantes, a UNE. A fundação da UNE aconteceu em 11 de agosto de 1937, e essa instituição foi criada com o intuito de lutar pela garantia dos interesses dos estudantes de ensino superior no Brasil.

Acesse também: 15 de outubro - Dia do Professor

Existe um Dia do Estudante fora do Brasil?

Sim, existe. Fora do Brasil existe uma data comemorativa chamada Dia Internacional dos Estudantes, e ela é realizada anualmente em 17 de novembro. Essa data foi escolhida em homenagem a estudantes que lutaram contra a invasão dos nazistas na Checoslováquia durante a Segunda Guerra Mundial.

Créditos da imagem

[1] Alf Ribeiro e Shutterstock