Datas Comemorativas

Dia do Amigo

Principais formas de se tratar um amigo e mantê-lo sempre perto de você.

Animais também são amigos e merecem ser tratados com respeito Animais também são amigos e merecem ser tratados com respeito

Os amigos são pessoas muito especiais e por isso ganharam o dia 20 de julho em sua homenagem.

As primeiras pessoas que fazemos amizades são com nossos familiares, nossos pais, irmãos, primos, tios e avós. Aos poucos, à medida que crescemos, aumentamos nossos contatos com outras pessoas, conquistando novos amigos.

Para sermos amigos é correto que tenhamos atitudes de consideração com as pessoas, sendo atenciosos, prestativos, sinceros, amáveis, tratando a todos com respeito e carinho, independente de sua etnia, meio social ou religião.

Amigos emprestam brinquedos

Com os amigos podemos passar momentos muito agradáveis, brincando, conversando, vendo filmes, nos divertindo de todas as formas.

Brigar, xingar, criar fofocas e intrigas são atitudes erradas que as pessoas têm. Essas atitudes nos causam a perda de grandes amigos, pois ninguém gosta de ser maltratado.

Podemos dizer que as grandes amizades são como plantinhas, que precisam receber cuidados especiais para se manterem vivas. É importante alimentar as amizades com palavras de apreço, prestando favores, sempre tratando a todos bem.

Amigos se tratam com respeito

Nas escolas é comum vermos crianças brigando, com xingamentos, maltratando uns aos outros, mas para que sejamos bem tratados e respeitados precisamos sempre lembrar de tratar as pessoas da mesma forma que gostamos de ser tratados.

Os animais também podem ser nossos bons amigos deixando-nos bem felizes em seu contato, desde que também sejam bem tratados. Com maus tratos se tornam agressivos ou se afastam dos humanos, por sentirem medo. É importante respeitarmos sempre todas as pessoas e animais, tratando-os com carinho e consideração.

Por Jussara de Barros
Pedagoga