Datas Comemorativas

Dia das Comunicações

05 de maio – o dia das comunicações e as principais formas de se emitir uma mensagem.

Telefone feito com sucata Telefone feito com sucata

A comunicação é a forma como as pessoas trocam informações entre si, através da utilização de meios, formas e instrumentos diferentes. Através dela trocamos conhecimentos e emitimos sentimentos.

Quando conversamos trocamos informações o tempo todo, dando pistas à pessoa que nos ouve sobre nosso estado de espírito, se estamos tristes ou alegres, se estamos irritados com alguma coisa ou se estamos tranqüilos.

Para que exista comunicação são necessários alguns elementos, como a mensagem, o que se quer falar; o emissor, pessoa que dá a mensagem e o receptor, a pessoa que ouve a mensagem. Durante a conversa trocamos os papéis com a pessoa que estamos interagindo, passando de emissores para receptores e vice-versa.

Diferentes meios de comunicação

As formas de comunicação estão ligadas à forma como são realizadas. Pode ser falada pessoalmente, via celular ou telefone fixo, via rádio ou televisão; com símbolos – braile; através de gestos – libras; de forma escrita – jornal, revistas, bilhetes, cartas, livros, internet e também através da televisão e do cinema.

Uma das maiores inversões que favoreceram muito as comunicações entre a humanidade foi o telefone. Através dessa descoberta, feita por Alexander Grahan Bell, as pessoas passaram a trocar informações de forma mais rápida, mesmo estando a grandes distâncias umas das outras.

Os avanços tecnológicos contribuíram muito para melhorar as formas de comunicação, pois quase todas as pessoas possuem seus aparelhos de celular, podendo se conectar com o mundo todo a qualquer momento.

Assim, o dia 05 de maio foi instituído pelo governo federal como o dia que comemora as diversas formas de comunicação.

Por Jussara de Barros
Pedagoga