Dia da Aviação

Homenagem a Alberto Santos Dumont e os principais modelos da atualidade.

Meios de Transporte Aéreo Meios de Transporte Aéreo

No dia 23 de outubro comemora-se o dia da aviação. Essa data foi instituída pelo governo do Brasil em homenagem a Alberto Santos Dumont, um mineiro nascido em 20 de julho de 1873, na cidade de Palmira, hoje conhecida como Santos Dumont.

Na mesma data (23 de outubro) em Paris, no ano de 1906, Santos Dumont testou seu avião, o 14-Bis, que atingiu uma altura acima de 25 metros, num vôo oficial.

14-Bis – Invenção de Santos Dumont

Após alguns anos, com o aperfeiçoamento dos aviões, Santos Dumont sofreu muito por ver que seu invento estava ajudando os homens na guerra, a matarem e destruírem as pessoas. Muito triste, entrou em depressão, e faleceu.

A partir da evolução do avião pelos meios tecnológicos, este foi se tornando mais importante para nossas vidas, pois faz o transporte de cargas e pessoas de forma mais eficiente e rápida.

Os modelos variam muito, podem ser mais simples ou mais luxuosos e suas velocidades também variam, podem ser monomotores, bimotores, à jato ou supersônicos.

Modelo Internacional

Hoje em dia temos os aeroportos que fazem, de forma organizada, a manutenção e o reabastecimento das aeronaves, bem como o deslocamento dos tripulantes, cargas e passageiros.

Existem diferentes tipos de aviões, os que pousam e decolam na terra, mas também os que pousam e decolam na água. Além desses podemos ver ainda os aviões de guerra, como meios de transporte militar e os ônibus espaciais lançados para deixar satélites no espaço.

Modelo Armas de Guerra

O avião tornou-se um meio de transporte popular, pois hoje em dia seu acesso está mais fácil, os preços melhores e as formas de pagamento mais facilitadas.

Por Jussara de Barros
Pedagoga