Ortografia

A ortografia é muito importante para todas as línguas. Confira!

Conhecer a ortografia das palavras é algo muito importante Conhecer a ortografia das palavras é algo muito importante

Você já percebeu que quando estudamos fatos relacionados à Língua Portuguesa temos a oportunidade de conhecer grandes novidades, aquelas que muitas vezes nem pensávamos existir?

Pois bem, a ortografia representa um desses fatos, pois se trata do modo correto de grafarmos as palavras, onde cada letra tem uma característica diferente da outra, ou seja, o “J”, “G”, CH”, “X”, “SS”, “Ç”, entre muitas outras.

Às vezes parece um assunto que para nós pode representar algo complicado, mas depois que nos habituamos a escrever com frequência e adotamos o hábito da leitura, conseguimos superar tudo isso, e mais! Ficamos com um vocabulário mais “recheado” e, assim, podemos utilizá-lo em nossas produções textuais que, com certeza, só receberemos elogios.

Dessa forma, para conhecermos um pouco mais sobre as “novidades” que a língua nos traz, verificaremos alguns casos em que determinadas palavras apresentam, na escrita, mais de uma forma. Então, se porventura, em determinadas circunstâncias, você já as tiver pronunciado e achar que errou, confira:

Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

Por Amanda Gonçalves Ribeiro

A fim ou afim?

Ansioso ou ancioso?

Composição

De repente ou derrepente?