Matemática

Desafio matemático: três amigos no caixa eletrônico

Aprendendo por meio de desafios matemáticos.

Desafiando a matemática: investigando as pistas Desafiando a matemática: investigando as pistas

O momento que mais aprendemos na matemática é quando aplicamos nosso raciocínio em desafios lógicos, que envolvem uma lógica matemática. Aqui você deverá analisar com cuidado as pistas informadas e preencher o relatório sobre cada um dos amigos que estão no banco.

Desafio:

Três amigos estão no caixa eletrônico de um banco, todos eles possuem uma conta bancária neste banco, com certa quantia em dinheiro. O seu trabalho será descobrir o nome completo de cada um destes amigos e qual a quantia em dinheiro que eles possuem.

PISTAS:

1) A Mulher de sobrenome Martins possui R$ 600,00 a mais do que Renata.

2) A pessoa cujo sobrenome é Oliveira possui R$ 1100,00 reais na conta bancária.

Tendo essas pistas, você marcará as informações que forem verdadeiras com um V e as falsas com um X.

Aconselhamos que você tente realizar o desafio antes de verificar como ele deve ser feito.

Note que dos três amigos, duas são mulheres e possuímos informações sobre as duas, uma tem sobrenome Martins e a outra tem o nome de Renata. Veja que assim já podemos ligar o primeiro nome e o sobrenome de uma das mulheres e o dinheiro que elas possuem em nossa tabela de informações.

Lembre-se da pista, Martins possui 600 reais a mais que Renata!

Veja que não marcamos nenhum sobrenome para a Renata, pois ainda não o conhecemos. Agora buscando a segunda pista, saberemos qual sobrenome é responsável pela quantia de R$1100,00. Com isso, sobrará apenas um sobrenome para a quantidade de R$ 600,00, da Renata.

A pessoa que possui sobrenome Oliveira possui R$1100 reais no banco. Como já sabemos a quantia de dinheiro da Mariana e da Renata, resta-nos apenas o Gabriel para relacionar a esse dinheiro. E, assim, restará o sobrenome Pereira para Renata.

Copie esse desafio no seu caderno e leve para os seus amigos da escola, brinque com eles e depois os ensine qual deve ser o raciocínio para obter todas essas informações tendo apenas duas pistas.

Por Gabriel Alessandro de Oliveira
Graduado em Matemática

Matemática

O desafio da balança

Ciclo do Café

O ciclo do café foi o ciclo econômico em que o café predominou na economia brasileira. Iniciou em meados do século XIX, estendendo-se até metade do século XX.

Arte rupestre

A arte rupestre são as obras de arte produzidas pelos hominídeos na Pré-História, destacando-se as pinturas e as gravuras.