Escola Kids

Dengue

  • Atualmente 4.6666666666667/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Dengue A dengue é uma doença transmitida pela fêmea do mosquito Aedes aegypti

A dengue é uma doença viral, ou seja, causada por vírus, e transmitida pela fêmea do mosquito chamado de Aedes aegypti. Esse mosquito transmissor da dengue é de origem africana e chegou ao Brasil quando o nosso país ainda era apenas uma colônia, através de navios que transportavam os escravos.

Esse mosquito é transmissor não apenas da dengue, mas também de outra doença chamada de febre amarela. É um inseto que gosta de picar suas vítimas durante o dia, e que põe seus ovos em água limpa e parada. O que difere o Aedes aegypti dos outros mosquitos é que ele apresenta várias pintinhas brancas em seu corpo.

O mosquito da dengue se diferencia dos outros mosquitos por apresentar pintinhas brancas em todo o corpo
O mosquito da dengue se diferencia dos outros mosquitos por apresentar pintinhas brancas em todo o corpo

Cientistas já conhecem quatro tipos de vírus da dengue, que são chamados de DEN 1, DEN 2, DEN 3 e DEN 4. Quando o mosquito da dengue está contaminado com o vírus da doença e pica uma pessoa, essa pode apresentar desde uma dengue inaparente, quando a pessoa está com a doença, mas não tem nenhum sintoma, até a dengue hemorrágica, que pode levar a pessoa à morte.

Os sintomas da dengue são:

*        Febre alta;

*        Dores de cabeça;

*        Dores nos músculos e nas articulações;

*        Dores na barriga;

*        Dor nos olhos;

*        Indisposição;

*        Enjoos;

*        Vômitos;

*        Falta de apetite;

*        Manchas vermelhas na pele.

A dengue pode ser diagnosticada através dos sintomas e de exame de sangue
A dengue pode ser diagnosticada através dos sintomas e de exame de sangue

Para descobrir se a pessoa está ou não contaminada pelo vírus da dengue, o médico se baseia na história do paciente e pede exames de sangue para verificar se há anticorpos que combatem o vírus causador da dengue, se houver, é porque a pessoa está com a doença.

Não há um remédio próprio para curar a doença, apenas medicamentos que aliviam os sintomas, acompanhados de repouso, ingestão de muito líquido e alimentação leve. É muito importante que a pessoa contaminada com o vírus da dengue não faça uso de medicamentos à base de AAS (ácido acetil salicílico), pois podem provocar sangramento.

A pessoa que está com dengue deve ficar de repouso e tomar bastante líquido

Para que o mosquito da dengue não transmita essa doença para ninguém é preciso fazer a prevenção, e a melhor forma de nos prevenirmos contra a dengue é combatendo o mosquito Aedes aegypti.

Para combater o mosquito da dengue não podemos deixar água parada em qualquer tipo de recipiente, pois é na água limpa e parada que as fêmeas do mosquito colocam seus ovos, principalmente em época de chuva. Algumas pessoas colocam borra de café, sal de cozinha e água sanitária em alguns recipientes que acumulam água para combaterem o mosquito da dengue.

Quem pensa que o mosquito da dengue só aparece na estação chuvosa está muito enganado. Os ovos do mosquito da dengue resistem mais de um ano sem sofrerem nenhum dano. Isso é muito vantajoso para o mosquito, pois seus ovos sobrevivem até que as chuvas propiciem as condições para que o ovo se quebre e comece o seu desenvolvimento.

Nós podemos combater a dengue, basta seguirmos todas as dicas acima
Nós podemos combater a dengue, basta seguirmos todas as dicas acima


Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

Avaliação

9.3

Participação: 4 Comentários

Avaliação:

Se você quer comentar também Clique aqui


    Escola Kids

    R7 Educação