Curiosidades da Matemática

Curiosidades divertidas e intrigantes

números números

1. Quantidade de água no corpo humano

Sabemos que aproximadamente 75% do corpo humano é composto por água. Dessa forma, se uma pessoa tem 80kg de massa, significa que há 60kg de água em seu corpo. Muito, não?!

2. Quer ficar rico rapidinho? Use a matemática.

Um bom começo é juntar o que você tem de dinheiro disponível e ir poupando ou então ganhar na loteria. Bem, vamos pensar numa maneira de você ficar rico em 30 dias. Isso mesmo! Em um mês você ficará rico se seguir as dicas da matemática! O segredo é você guardar 1 centavo no 1º dia, 2 centavos no 2º dia, 4 centavos no 3º dia, 8 centavos no 4º dia, 16 centavos no 5º dia e assim sucessivamente, sempre dobrando a quantidade do dia anterior. Se você continuar fazendo isso durante um mês, ao final dos 30 dias você terá incríveis R$ 10.737.418,00! Mais de dez milhões! Uma quantia bem maior que muitos prêmios de loteria. Que tal usar esse método? A matemática garante que é infalível.

3. Ano-Luz

Você sabe o que é ano-luz? É uma unidade de comprimento ou a distância que a luz percorre num período de tempo de um ano. A luz desenvolve uma velocidade de aproximadamente 300.000km/s. Ou seja, em 1 segundo a luz percorre uma distância de 300.000km. Se a luz percorre 300.000km em 1 segundo, em 1 ano a luz percorre uma distância de 9.460.800.000.000Km, mais de 9 trilhões de quilômetros em um ano! Dessa forma, quando ouvimos falar que foi descoberta uma nova galáxia que está localizada, por exemplo, a 10 anos-luz de distância da Terra, significa que ela está a uma distância de 90 trilhões de quilômetros.

4. Cadeira de 3 pés.

Você já deve ter notado que cadeiras com quatro pés geralmente “mancam”. Agora, uma cadeira com três pés jamais irá mancar. A matemática explica esse fato, mas a explicação não é de simples entendimento. Então deixaremos esse mérito de lado. Uma maneira simples de observar tal fato é que os três pés da cadeira formam um triângulo e todo triângulo é mais “firme” que um quadrilátero (formado pelos 4 pés de uma cadeira normal). Pense na porteira de uma fazenda. Todas possuem uma tábua na diagonal, formando dois triângulos. Isso deixa a porteira mais rígida, impedindo que ela se deforme.

Por Marcelo Rigonatto
Matemático

A equação do amor

A matemática e o número que você calça