Ciências

Combustão

Que tal aprendermos como uma combustão ocorre, seus tipos principais e suas particularidades? Vamos lá!

Incêndio em uma casa Incêndio em uma casa

Você com certeza já acompanhou na televisão vários incêndios, já presenciou alguma área queimando ou já colocou fogo em algum material. O que aconteceu na realidade? O que é uma queima ou combustão? O que é necessário para que a combustão aconteça? Por que os materiais podem ser queimados? É todo material que queima? Vamos agora responder essas perguntas e aprender mais sobre o fenômeno da combustão.

Queima, incêndio, cremação são sinônimos que podem ser utilizados para representar o fenômeno químico chamado combustão. Combustão é a reação química na qual são produzidas novas substâncias juntamente com luz e calor (queima da madeira) ou apenas calor (queima do metanol, um tipo de álcool utilizado como combustível).

Por se tratar de um processo químico (os materiais utilizados antes serão transformados em novos materiais), podemos representar a combustão através de uma equação, porém é necessário informar que para que uma reação de combustão ocorra é necessária a presença de gás oxigênio (O2). Observe a seguir a equação que representa uma combustão:

Combustível + O2 CO2 + H2O

Para que a reação de combustão aconteça devem estar presentes quatro elementos fundamentais, são eles:

• Combustível: material que irá sofre transformação e alimenta a combustão. Exemplo: gasolina.

• Comburente: substância que dá vida e sustenta a combustão. Exemplo: gás oxigênio.

• Energia de ativação: é uma energia que irá causar a reação de combustão.

• Reação em cadeia: podemos dizer que é a combinação dos três elementos acima, já que um está relacionado ao outro, formando um ciclo. Exemplo de energia de ativação: uma faísca.

Os materiais que podem ser queimados são variados, porém nem todo material pode ser utilizado como combustível. Os maiores exemplos de combustíveis são os compostos orgânicos (substâncias que possuem na sua constituição os elementos hidrogênio e carbono), como por exemplo:

• gasolina (C8H18)

• etanol (C2H6O)

• metanol (CH4O)

• glicose (C6H12O6)

Mas é interessante ressaltar que alguns metais também sofrem combustão, como por exemplo:

• ferro (Fe)

• sódio (Na)

• magnésio (Mg)

Metal magnésio puro

Observação: Sendo assim, para que a reação aconteça é necessário que os combustíveis tenham afinidade química com o comburente, caso contrário o processo não irá acontecer. Por exemplo, a areia não possui afinidade com o oxigênio, por isso não queima, pelo contrário, é utilizada para apagar um incêndio.

Existem alguns tipos de combustões, sendo as mais comuns as apresentadas a seguir:

• Combustão completa: é aquela na qual são produzidos água (H2O) e gás carbônico (CO2). Sua chama é azul. Exemplo: acender um isqueiro ou chama do fogão novo.

CH4O + 3/2 O2 → CO + 2 H2O
Exemplo de uma equação de combustão completa do metanol (CH4O)

• Combustão incompleta: é aquela na qual são produzidos água e monóxido de carbono (CO), com uma quantidade menor de gás carbônico sendo produzida também. Além desses produtos, essa combustão produz a fuligem (carvão ou carbono). Sua chama é amarelada. Exemplo: queimar madeira.

CH4O + 3/2 O2 → CO + 2 H2O
Exemplo de uma equação de combustão incompleta

• Combustão lenta: é aquela na qual não são produzidos luz e calor, além de acontecer de forma muito lenta, é o modelo de combustão que occorre com o ferro. Ele sofre uma combustão, porém não produz gás carbônico e água, produz ferrugem. Exemplo: Formação da ferrugem (Fe2O3) da palha de aço (usada para lavar louça).

2 FE + 3 O2 → 2 Fe2O3
Exemplo de uma equação de combustão lenta

Ferrugem em um cadeado, um exemplo de combustão lenta

Por Me. Diogo Lopes Dias