Coleta seletiva de lixo

Clique aqui e saiba o que é e como deve ser feita a coleta seletiva de lixo.

Na coleta seletiva de lixo, deve-se separar o lixo seco do lixo úmido. Na coleta seletiva de lixo, deve-se separar o lixo seco do lixo úmido.

Você sabe o que é a coleta seletiva de lixo?

Ela consiste na separação e no recolhimento de todo o lixo seco descartado por empresas, escolas e até mesmo por nós, em nossas casas. Fazendo isso, todo o lixo que pode ser reaproveitado é separado do lixo orgânico, também chamado de lixo úmido, composto por restos de frutas, verduras e outros alimentos.
O lixo úmido geralmente é descartado e levado para os aterros sanitários. Algumas pessoas, ao invés de descartarem esse lixo, usam-no para fabricar adubos orgânicos por um processo chamado de compostagem.

A coleta seletiva de lixo é muito importante para que o mundo seja mais sustentável.

Os materiais recicláveis são separados em plástico, papel, vidro e metais. Há muitas indústrias que transformam todo esse lixo reciclável em outros produtos, como vassouras, chinelas, artesanato, entre tantos outros. Por toda a cidade, podemos encontrar lixeiras para recolher os objetos recicláveis. Essas lixeiras são separadas por cores para a melhor identificação do lixo. As lixeiras amarelas são usadas para se jogar metal; as azuis, papel; as verdes, vidro; e as lixeiras vermelhas, plástico.

Pilhas e baterias não são materiais recicláveis, mas se jogarmos esses materiais no meio ambiente, eles irão contaminá-lo. Por isso é muito importante fazer o descarte desse material de forma adequada. Muitos supermercados, lojas, bancos e empresas fazem a coleta desse tipo de material para que seja dado a ele um destino adequado.

Pilhas e baterias devem ser descartadas em locais apropriados.

A coleta seletiva de lixo é muito importante para toda a sociedade, pois muitas pessoas que trabalham com a coleta de lixo garantem renda para a família. Além disso, fazendo a separação do material que pode ser reutilizado, estaremos ajudando a diminuir a poluição dos solos e dos rios.

Muitas pessoas sobrevivem da coleta seletiva de lixo, através do recolhimento de materiais recicláveis.

Você também pode ajudar o meio ambiente fazendo a coleta de lixo seletiva em sua casa. Coloque todo o material que pode ser reciclado (plástico, papel, vidro e metal) em uma caixa ou sacola, deixando o lixo úmido separado. Quando a caixa ou sacola estiver cheia, entregue a algum catador, ou em algum posto de coleta.
Atualmente muitas cidades possuem caminhões de lixo especializados em recolher apenas o lixo reciclável e levá-los a indústrias onde serão reciclados.

Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

10 maneiras de preservar o meio ambiente

15 curiosidades sobre o lixo

Ciências

Brinquedos feitos com material reciclável

Ciclo do Café

O ciclo do café foi o ciclo econômico em que o café predominou na economia brasileira. Iniciou em meados do século XIX, estendendo-se até metade do século XX.

Arte rupestre

A arte rupestre são as obras de arte produzidas pelos hominídeos na Pré-História, destacando-se as pinturas e as gravuras.