Cobra ou serpente?

Compreenda a diferença entre os termos cobra e serpente.

As najas são cobras extremamente venenosas, capazes de matar um homem As najas são cobras extremamente venenosas, capazes de matar um homem

Você já deve ter ouvido alguém dizer que existem diversas cobras venenosas no Brasil e que as cobras são animais que causam pânico em muitas pessoas. Mas, afinal, é correto dizer o nome cobra? E o termo serpente? O que significa?

Na realidade o termo serpente envolve os répteis que não possuem patas, que detêm o corpo coberto de escamas, além da capacidade de abrir a boca em ângulos de quase 180° e de dilatar o estômago. As serpentes também possuem representantes capazes de produzir veneno, sendo que algumas são dotadas de dentes especializados na inoculação dessas substâncias. Podemos concluir que as serpentes são todos aqueles animaizinhos que causam pavor e medo em várias pessoas. É um termo mais genérico.

Já o termo cobra é usado para algumas espécies extremamente venenosas da África e Ásia, as chamadas najas. Estas incluem cerca de 30 espécies diferentes que possuem um veneno que pode levar uma pessoa à morte. Uma característica interessante é o fato de que, ao se sentirem ameaçadas, elas dilatam seu pescoço e levantam seu corpo para parecerem maiores e, quem sabe, afugentarem seu predador. Existe uma espécie, a cobra-cuspideira, que apresenta capacidade de lançar seu veneno até 2 metros de distância. A finalidade desse jato é impossibilitar o predador de vê-la. O veneno é tão poderoso que é capaz de cegar uma pessoa!

No Brasil, esses termos são utilizados para designar um grupo de répteis da ordem Squamata. Apesar de os nomes “cobras” e “serpentes” possuírem significados diferentes em algumas partes do mundo, no nosso país eles são usados como sinônimos. Não está errado utilizar o termo cobra, mas o mais adequado é utilizar serpente.

Os encantadores de serpentes colocam urina de rato em suas flautas para que elas fiquem em posição de ataque

Leia abaixo alguns fatos interessantes sobre esses animais:

*Algumas serpentes, como as sucuris, comem suas presas inteiras, incluindo os ossos.

*No Brasil, existem cerca de 36 espécies peçonhentas;

*As maiores serpentes do mundo são a píton africana e a sucuri. Já foram encontrados espécimes de impressionantes nove e sete metros de comprimento, respectivamente;

* A menor serpente do mundo tem apenas 10 centímetros de comprimento e é fina como um macarrão do tipo espaguete;

* As serpentes não param de crescer durante a sua vida;

* Uma serpente pode ficar meses sem se alimentar;

*Os encantadores de serpentes utilizam flautas sujas com urina de rato para que elas fiquem levantadas e movimentem-se de acordo com o movimento do instrumento.

Por Vanessa dos Santos
Graduada em Biologia