Classes gramaticais

As classes gramaticais são representadas pelas palavras que utilizamos para construir nosso discurso diariamente, as quais precisam estar organizadas em uma seq

As classes gramaticais são constituídas por dez elementos As classes gramaticais são constituídas por dez elementos

Para que você compreenda melhor o assunto sobre o qual iremos aprender, vamos analisar juntos o exemplo a seguir? Então, vamos lá!

Caso tivéssemos utilizado somente as palavras “hoje” e “feliz” para construirmos nosso discurso, você concorda que ficaria um pouco sem sentido? Certamente que sim.

Sendo assim, preste atenção a um detalhe importantíssimo:

O mesmo não ocorre quando dizemos “Cristina está”. É claro que ela pode estar de várias formas, mas somente essas duas palavrinhas não ficam assim tão vagas, concorda?

Pois bem, como você sabe, na oração há dois elementos básicos – representados pelo substantivo e pelo verbo. Por essa razão eles representam o núcleo, os elementos centrais.
Dessa forma, não é difícil perceber que:

Cristina = substantivo próprio, pois se refere a uma pessoa.

Está = verbo.

Mas para que a oração fique “recheada” de informações e, sobretudo, completa, os termos “hoje” e “feliz” resolveram agrupar-se a ela, fazendo com que a ideia fosse revelada mais ou menos assim:

Dessa forma, você precisa saber que o substantivo e o verbo representam duas classes gramaticais, e que esses dois elementos que estão ao redor deles (hoje e feliz) também fazem parte dessas classes, pois estabelecem relações de sentido entre elas. Sabe por quê?

É simples: porque deixaram a oração ainda mais completa.

Como já estudamos, esses dois fantásticos elementos recebem denominações específicas, tornando-se assim classificados:

HOJE = ADVÉRBIO DE TEMPO

FELIZ = ADJETIVO, POIS INDICA UMA QUALIDADE

Depois de termos aprendido um pouco mais sobre esse assunto, vamos agora conhecer todas as classe gramaticais:

Por Vânia Duarte
Equipe Escola Kids

Adjetivos

Advérbios

Como começar a estudar Gramática?

Como se forma o modo imperativo?