Escola Kids

Células do Tecido Conjuntivo

  • Atualmente 5/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Células do Tecido Conjuntivo Tecido cartilaginoso e tecido ósseo são tipos de tecido conjuntivo

 

Em nosso corpo há vários tipos de tecidos conjuntivos, sendo que a principal função de todos eles é dar sustentação a outros tecidos. Para entender melhor, vamos conhecer as células que fazem parte desses tecidos?

Fibroblastos – são células encontradas em todos os tecidos conjuntivos que possuem poucas fibras. Esses tecidos que possuem poucas fibras são chamados de tecidos frouxos e são encontrados em todo o corpo.

Macrófagos – assim como os fibroblastos, são encontradas nos tecidos frouxos. Elas atuam como soldados em nosso corpo, eliminando todos os micro-organismos que invadem nosso organismo.

Plasmócitos – também são encontradas nos tecidos frouxos. Sua principal função é produzir anticorpos para combater micro-organismos.

Mastócitos – também encontradas nos tecidos frouxos, liberam substâncias que estimulam as reações alérgicas em nosso organismo.

Adipócitos – também chamadas de células adiposas, são encontradas no tecido adiposo, aquele tecido onde a gordura se acumula. O tecido adiposo é um dos tecidos conjuntivos.

Condroblastos – são encontradas nas cartilagens do nosso corpo. O tecido cartilaginoso é encontrado em nossas cartilagens, como em nossa orelha, nariz, traqueia etc.

Osteoblastos – células encontradas no tecido ósseo, tecido que forma nossos ossos e que também é um tipo de tecido conjuntivo.

Todas essas células fazem parte de algum tipo de tecido conjuntivo encontrado em nosso organismo:

□ Tecido adiposo

□ Tecido cartilaginoso

□ Tecido ósseo

□ Tecido hematopoiético

Todos esses tecidos serão estudados em outros artigos para facilitar o entendimento e o aprendizado.


Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

 

Avaliação

10.0

Participação: 3 Comentários

Avaliação:

Se você quer comentar também Clique aqui


    Escola Kids

    R7 Educação