Escola Kids

Características dos quilópodes e diplópodes

  • Atualmente 5/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Características dos quilópodes e diplópodes Quilópodes e diplópodes são animais muito semelhantes entre si

 

 

Quilópodes e diplópodes são animais invertebrados pertencentes ao Filo dos Artrópodes, o mesmo filo a que pertence os insetos, os crustáceos e os aracnídeos. Assim como todos os animais desse filo, quilópodes e diplópodes possuem um exoesqueleto formado por quitina que lhes confere proteção.

Os principais representantes dos quilópodes são as lacraias e as centopeias. Esses animais apresentam um par de antenas e o corpo dividido em anéis, sendo que de cada anel sai um par de patas. Alguns quilópodes podem apresentar até duzentos pares de patas. Os animais desse grupo são vistos principalmente no período da noite e podem ser encontradas em locais úmidos, embaixo de troncos, folhas apodrecidas etc. Os quilópodes são animais carnívoros e se alimentam de vermes, insetos, minhocas e até pequenos vertebrados como pássaros e ratos. São conhecidas atualmente cerca de 3 mil espécies de quilópodes.

Os quilópodes possuem, logo atrás da cabeça, ferrões que servem para injetar veneno. Esse veneno é mortal para pequenos animais, mas para o homem é apenas doloroso.

Imagem de uma lacraia

Os diplópodes são representados pelos embuás ou piolhos-de-cobra, assim como os quilópodes, eles apresentam um par de antenas e o corpo dividido em anéis, com dois pares de patas em cada anel.diplópodes que podem apresentar até quatrocentos pares de patas. Esses animais podem ser encontrados em ambientes úmidos, embaixo de folhas e troncos em decomposição. Eles, ao contrário dos quilópodes, são herbívoros (alimentam-se de vegetais). Atualmente, são conhecidas cerca de 10 mil espécies de diplópodes em todo o mundo.

Os diplópodes não possuem ferrões, mas sua estratégia de defesa consiste em se enrolar e ficar imóvel, além de produzir uma substância mal cheirosa que serve para afugentar seus predadores.

Os piolhos-de-cobra se enrolam e ficam imóveis quando se sentem ameaçados
Os piolhos-de-cobra se enrolam e ficam imóveis quando se sentem ameaçados


Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

 

Avaliação

10.0

Participação: 4 Comentários

Avaliação:

Se você quer comentar também Clique aqui


    Escola Kids

    R7 Educação