Escola Kids

Características do tecido muscular

  • Atualmente 3/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Características do tecido muscular O tecido muscular é o responsável por todos os movimentos do nosso corpo

 

O corpo humano é formado por vários tipos de tecidos e todos eles têm uma função específica em nosso organismo. Nesse artigo, iremos conhecer mais um pouco sobre o tecido muscular, que é o responsável por todos os movimentos do nosso corpo, desde nossos batimentos cardíacos até o ato de caminharmos.

São conhecidos três tipos diferentes de tecido muscular, são eles:

◊ Tecido muscular estriado esquelético;

◊ Tecido muscular estriado cardíaco;

◊ Tecido muscular liso.

Como o próprio nome já diz, o tecido muscular estriado esquelético está preso aos ossos e é o tipo de tecido encontrado recobrindo o nosso esqueleto, mas também pode ser encontrado em nosso rosto, abdome etc. O corpo de todos os animais vertebrados é constituído, em sua maioria, por tecido muscular estriado esquelético, sendo que ele é o responsável por cerca de 40% de nosso peso corporal. Os músculos que compõem esse tipo de tecido têm movimentos voluntários, ou seja, eles só se movimentam quando nós queremos. Por exemplo, quando queremos nos levantar de uma cadeira, ou correr, dançar, pular, pentear os cabelos, entre tantos outros movimentos que fazemos voluntariamente.

O tecido muscular estriado esquelético é o que muitos chamam de carne

O tecido muscular estriado cardíaco é encontrado no coração dos vertebrados. É um tecido que se movimenta de forma involuntária, ou seja, seus movimentos são inconscientes e não dependem da nossa vontade para ocorrer. Chamamos de batimentos cardíacos as contrações involuntárias do tecido muscular estriado cardíaco.

O tecido muscular estriado cardíaco é encontrado apenas no coração
O tecido muscular estriado cardíaco é encontrado apenas no coração

O tecido muscular liso, chamado por alguns de tecido muscular não estriado, é encontrado em nossas vísceras, ou seja, revestindo nossos órgãos internos como estômago, intestino, bexiga, útero, artérias, veias, glândulas, brônquios e bronquíolos etc. Assim como o tecido muscular estriado cardíaco, o tecido muscular liso tem movimento involuntário, ou seja, inconsciente. Por exemplo, os movimentos peristálticos do nosso esôfago quando nos alimentamos, o movimento de abre e fecha da íris em nossos olhos quando passamos de um ambiente claro para um escuro, ou vice-versa, os brônquios e bronquíolos do nosso pulmão ao respirarmos etc.

O tecido muscular liso reveste os órgãos internos
O tecido muscular liso reveste os órgãos internos


Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

 

Avaliação

6.0

Participação: 2 Comentários

Avaliação:

Se você quer comentar também Clique aqui


    Escola Kids

    R7 Educação