Brasil e América do Sul

A comparação do território brasileiro com a América do Sul.

América do Sul América do Sul

Com extensão territorial de 42.054.927 quilômetros quadrados, a América é o segundo maior continente terrestre, atrás apenas da Ásia (44.961.951 Km2). Existem três subcontinentes americanos: América do Sul, América Central e América do Norte.

A América do Sul ocupa uma área de 17,8 milhões de Km2 e abriga doze países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela, além do território da Guiana Francesa.

O território brasileiro no mapa da América do Sul

O Brasil é o maior país sul-americano e o quinto maior do planeta, com extensão territorial de 8.514.876 quilômetros quadrados, o que corresponde a 48% da área total da América do Sul.

A grande extensão territorial proporciona ao país fronteira com quase todas as nações desse subcontinente, apenas Chile e Equador não fazem fronteira com o Brasil. O território nacional também é banhado pelo Oceano Atlântico, apresentando uma costa litorânea de 7,3 mil quilômetros.

O contingente populacional brasileiro também é o maior. Dos 393 milhões de habitantes da América do Sul, mais de 190,7 milhões residem no Brasil, quantidade que faz do país o quinto mais populoso do mundo, atrás somente da China, Índia, Estados Unidos da América (EUA) e Indonésia.

Vários países da América do Sul são menores e menos populosos que alguns estados brasileiros. O estado do Amazonas, por exemplo, só é menor que a Argentina; e a população do estado de São Paulo (41,2 milhões de habitantes) só é menor que a da Colômbia (46,3 milhões).

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Blocos Econômicos

Ciências

Climas do Brasil

Continente Americano

Divisão Administrativa do Brasil

Ciclo do Café

O ciclo do café foi o ciclo econômico em que o café predominou na economia brasileira. Iniciou em meados do século XIX, estendendo-se até metade do século XX.

Arte rupestre

A arte rupestre são as obras de arte produzidas pelos hominídeos na Pré-História, destacando-se as pinturas e as gravuras.