Escola Kids

Bacias Hidrográficas

  • Atualmente 4.1363636363636/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Bacias Hidrográficas Exemplo de uma bacia hidrográfica

Bacia hidrográfica, também chamada de bacia de drenagem, é uma porção da superfície terrestre banhada por um rio principal, ribeirões, riachos e córregos. Essas bacias são alimentadas pelas águas das chuvas, lençóis subterrâneos, etc.

Os limites entre as bacias hidrográficas, denominados divisores de água, encontram-se nos pontos mais elevados do relevo, sendo responsáveis pela separação das águas das diferentes bacias hidrográficas.

Portanto, a delimitação de uma bacia hidrográfica tem como principal elemento o relevo da região, visto que a água segue um caminho de acordo com o desnível do terreno. Outras características dependem da vegetação do local, as rochas, o clima, a ocupação humana, as atividades econômicas, entre outros fatores.


Bacias Hidrográficas do Brasil

De acordo com o Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), órgão responsável pelo planejamento e uso racional da água no país, o território brasileiro abriga 12 bacias hidrográficas, com destaque para a Bacia Amazônica, que é a maior do planeta.

A análise e o conhecimento das bacias hidrográficas são de fundamental importância, pois a água é um recurso natural essencial para a manutenção da vida na Terra. As águas desses rios são utilizadas para o consumo humano, agricultura, produção industrial, etc.

As bacias hidrográficas devem ser preservadas, garantindo, assim, água de boa qualidade para todos os seres vivos.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Escola Kids

Avaliação

8.3

Participação: 4 Comentários

Avaliação:

Se você quer comentar também Clique aqui

    Assuntos Relacionados


    Escola Kids

    R7 Educação