Bacia Atlântico Nordeste Ocidental

A bacia hidrográfica localizada em porções do território do Pará e do Maranhão.

Localização da bacia Atlântico Nordeste Ocidental no mapa do Brasil Localização da bacia Atlântico Nordeste Ocidental no mapa do Brasil

Bacia hidrográfica é uma porção da superfície terrestre drenada e banhada por um rio principal, ribeirões, córregos, etc. O Brasil é privilegiado com relação à rede hidrográfica, visto que o país abriga vários rios.

De acordo com o Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), órgão responsável pelo planejamento e uso racional da água, o território brasileiro possui 12 grandes bacias hidrográficas.

Uma dessas 12 bacias é a Atlântico Nordeste Ocidental, que ocupa uma área de 254,1 mil quilômetros quadrados. Essa região hidrográfica está presente na porção oeste do Maranhão e no extremo leste do Pará.

Rio Gurupi – Maranhão

Entre os principais rios estão o Mearim, Turiaçu, Pindaré, Pericumã, Grajaú, Gurupi, Itapecuru, Munim, entre outros. A vazão média da bacia Atlântico Nordeste Ocidental é de 2.514 m³/s, respondendo por 1,6% do total do país.

As águas dessa bacia são de fundamental importância para esses estados, sendo utilizada nas atividades agrícolas, na pecuária e para o consumo humano, atendendo a cerca de 5,3 milhões de pessoas.

No entanto, a expansão da agricultura tem desencadeado alguns problemas nesses rios, tais como o assoreamento, retirada da mata ciliar (vegetação na margem dos rios) e a poluição causada pelo uso de agrotóxicos.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Bacia Amazônica

Bacia Atlântico Nordeste Oriental

Bacia Platina

Bacia do Atlântico Leste

Ciclo do Café

O ciclo do café foi o ciclo econômico em que o café predominou na economia brasileira. Iniciou em meados do século XIX, estendendo-se até metade do século XX.

Arte rupestre

A arte rupestre são as obras de arte produzidas pelos hominídeos na Pré-História, destacando-se as pinturas e as gravuras.