Asterisco

A estrelinha dos sinais gráficos: Conheça a origem, curiosidades e as funções do asterisco!

Como sinal gráfico da língua portuguesa, o asterisco possui funções gramaticais bem definidas Como sinal gráfico da língua portuguesa, o asterisco possui funções gramaticais bem definidas

Alguns sinais gráficos da língua portuguesa costumam gerar dúvidas quanto ao seu emprego e também quanto à sua origem. Uns são mais usados, outros nem tanto. Entre esses sinais gráficos, está o asterisco, aquele que se parece com uma estrelinha. Você sabe qual é a função do asterisco na língua portuguesa? Pois saiba que ele tem várias funções, e o Escola Kids vai explicar para você como e quando utilizá-lo.

Vamos começar pela palavra “asterisco”? De onde ela surgiu? A palavra “asterisco”, assim como a maioria das palavras da língua portuguesa, é proveniente do Latim - asteriscum -, cujo significado é “estrelinha”. Viu só? Não por acaso algumas pessoas acabam usando a expressão “estrelinha” para se referir ao sinal. Talvez você não saiba, mas o asterisco tem mil e uma utilidades! Além de sua função como sinal gráfico de nosso idioma, ele é considerado um caractere curinga na informática, já que pode substituir qualquer caractere nas ferramentas de busca. Há também uma variação quanto ao seu formato: algumas formas apresentam cinco pontas, já outras, seis pontas.

Agora que você já sabe algumas curiosidades sobre o asterisco, que tal falarmos de suas funções gramaticais?

Quando utilizar o asterisco:

O asterisco é colocado depois e em cima de uma palavra do trecho para se fazer uma citação ou comentário sobre o termo em uma nota de rodapé (a nota de rodapé é uma anotação colocada ao pé de uma página de um livro, ou documento, adicionando comentário de referência ou fonte de alguma parte do texto).

Ex.: A palavra beleza é formada pelo adjetivo belo, o qual perde a vogal temática -o, acrescido do sufixo -eza*.

* O sufixo -eza é um sufixo nominal que é justaposto a um adjetivo, originando um novo substantivo.

Se o asterisco aparecer repetido três vezes, ele estará indicando uma omissão ou lacuna em um texto, especialmente quando estiver substituindo um substantivo próprio:

Ex.: O menor *** foi apreendido depois de cometer um delito.

Quando o asterisco estiver colocado antes e no alto da palavra, estará representando um vocábulo cuja existência é provável, embora não comprovada:

Ex.: Parecer, do latim *parescere.

Se estiver antes de uma frase, significa que ela é agramatical, isto é, uma frase que não respeita as regras gramaticais:

Ex.: * Professor escola na aluno o ensinou.

Agora que você já sabe as curiosidades e as funções do asterisco, falta aprender só mais uma coisa sobre esse sinal gráfico... Afinal de contas, qual é o correto, asterisco ou asterístico?

A escrita e pronúncia corretas é ASTERISCO.

Nada de falar *asterístico, certo?

Por Luana Castro

Por Amanda Gonçalves Ribeiro

História da Língua Portuguesa no mundo

Processo de formação das palavras