Escola Kids

Ascaridíase

  • Atualmente 5/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Ascaridíase A lombriga é uma das verminoses de maior ocorrência no mundo

Você já deve ter ouvido falar que alguém está com lombriga, não é mesmo? Mas você sabe o que é essa doença?

A lombriga ou ascaridíase é uma doença causada por um nematelminto chamado Ascaris lumbricoides.  É uma das verminoses de maior ocorrência no mundo. O verme macho adulto pode atingir até 30 cm, enquanto a fêmea pode atingir até 40 cm. Normalmente o verme tem coloração amarelo-rosada e uma cutícula lisa revestindo seu corpo.

É no intestino que eles vivem e reproduzem-se. As fêmeas das lombrigas põem ovos no intestino humano que são eliminados através das fezes. Se a pessoa contaminada defecar em local impróprio, como em lugares próximos a rios ou lagos, os ovos podem contaminar a água. Se outra pessoa ingerir a água contaminada ou alimentos que foram contaminados por essa água, poderá contrair esse nematelminto.

Quando uma pessoa ingere os ovos, eles inicialmente eclodem, liberando uma larva no intestino que perfurará a parede desse órgão. Essas larvas entrarão na corrente sanguínea em direção aos pulmões. Neles, as larvas perfurarão os alvéolos e subirão pelos brônquios até a região da faringe. Quando as larvas estiverem subindo pelo trato digestivo, pode ocorrer tosse. Nesse momento, as larvas serão engolidas novamente, voltando ao intestino, onde se tornarão indivíduos adultos, reproduzindo-se. Ocorrerá, assim, a liberação de ovos que serão eliminados pelas fezes.

Normalmente uma pessoa com essa doença não sente muitos sintomas se as lombrigas estiverem em pouca quantidade.  Mas, em grande quantidade, elas podem causar cólicas, obstrução intestinal e as larvas, ao migrarem pelo corpo, podem causar lesões por onde passam.

O diagnóstico é feito através de exames de fezes e o melhor remédio será indicado pelo seu médico.

Hábitos de higiene podem evitar essa verminose
Hábitos de higiene podem evitar essa verminose

Para prevenir essa doença, é muito simples. Basta lavar as mãos antes de comer, filtrar ou ferver a água antes de beber e lavar muito bem os alimentos antes de consumi-los. É importante que o doente seja tratado para que ele não continue disseminando a doença. É importante, também, não defecar em locais impróprios, portanto o investimento em saneamento básico é essencial.

Bons hábitos de higiene podem evitar várias doenças‼!


Por Vanessa dos Santos
Graduada em Biologia

Avaliação

10.0

Participação: 2 Comentários

Avaliação:

Se você quer comentar também Clique aqui


    Escola Kids

    R7 Educação