Escola Kids

Área do Triângulo

  • Atualmente 3.9705882352941/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Área do Triângulo O triângulo possui inúmeras aplicações cotidianas

Dentre os estudos da Geometria, o triângulo consiste na figura plana mais simples. Além de ser a mais simples, é a mais importante de todas, pois possui várias aplicações perante as situações ligadas ao cotidiano.
Em meio às várias aplicações do triângulo podemos citar a sua utilização em estruturas de sustentação. Observe a presença de triângulos na estrutura dos objetos a seguir:

Figura I                                          Figura II


As imagens demonstradas utilizam o formato triangular na sua composição. A figura I representa uma coluna de sustentação, e a figura II a armação do telhado de um galpão. Em virtude de sua importância mostraremos o cálculo de sua área.

Para calcularmos a área do triângulo utilizaremos o cálculo da área do quadrado. Sabemos que, para calcular a área do quadrado temos que multiplicar a largura pelo comprimento.

Área do quadrado: 4 m x 4 m = 16 m²


Se nesse quadrado traçarmos uma reta unindo dois vértices, construiremos dois triângulos. Veja:

 

O quadrado de área igual a 16 m² fora repartido em dois triângulos iguais, os quais podemos dizer que possuem área igual a 8 m² cada um. Dessa forma, temos que a área do triângulo é a metade da área de um quadrado. Veja como seria o cálculo da área do triângulo, independente da existência do quadrado:
 


Observe os seguintes exemplos:
 

 

 

Por Marcos Noé
Matemático
Equipe Escola Kids

Avaliação

7.9

Participação: 16 Comentários

Avaliação:

Se você quer comentar também Clique aqui

    Assuntos Relacionados


    Escola Kids

    R7 Educação