Área do Trapézio

Clique aqui e veja como é fácil calcular a área do trapézio!

Trapézio Trapézio

O trapézio é um polígono, isto é, uma figura plana fechada formada por segmentos de retas que recebem o nome de lado. O encontro dos lados recebe o nome de vértices. Por ser uma figura fechada possui superfície que também é chamada de área. Vamos conhecer os tipos de trapézios existentes de acordo com a Geometria plana: Trapézio retângulo, Trapézio isósceles e Trapézio escaleno.

No trapézio dois lados opostos serão sempre paralelos, isto é, são lados que ao serem prolongados nunca possuirão ponto em comum. Observe:

Dizemos que os lados AB e DC são paralelos e constituem as duas bases do trapézio, considerando nesse caso que:

AB: menor base.
DC: maior base.

Para calcularmos a área de uma figura na forma de um trapézio devemos realizar as seguintes operações:

1º passo: somar as bases.
2º passo: multiplicar o resultado da soma das bases pela altura do trapézio.
3º passo: dividir o resultado da multiplicação por dois.

Podemos utilizar também a seguinte expressão Matemática:  .
Nessa expressão temos que:

A: área.
B: base maior.
B: base menor.
h: altura.

Vamos calcular a área dos seguintes trapézios:

O trapézio possui 66 unidades de área.

O trapézio tem área igual a 29 unidades de área.

Circunferência

Desenhos Geométricos