Escola Kids

Ao invés de e Em vez de

  • Atualmente 5/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Ao invés de e Em vez de Ao invés de e em vez de, apesar de algumas semelhanças, são diferentes no que se refere ao significado

Ao invés de e em vez de representam aquelas palavras existentes na nossa língua que se constituem de dois aspectos: ora são semelhantes no som, ora na grafia. Contudo, mesmo sabendo dessa ocorrência, precisamos estar atentos ao significado que elas apresentam, a fim de que possamos utilizá-las tendo a certeza de que estão adequadas perante o padrão formal da linguagem, em especial quando se tratar da escrita.

Dessa forma, ampliaremos um pouco mais nossos conhecimentos no que se refere a esse assunto, conferindo mais de perto as características de cada uma dessas expressões. Vamos lá, então?

Ao invés de e em vez de possuem significados distintos
Ao invés de e em vez de possuem significados distintos

Ao invés de significa o contrário de, o inverso de. Observemos alguns exemplos:

Ao invés de entrar, saiu.

Chorou, ao invés de sorrir.

Ao invés do vestido branco, preferiu o preto.

Percebemos que em todas as situações houve a presença de elementos que indicaram a ideia de oposição, contraste, como por exemplo: entrar x sair; chorar x sorrir; branco x preto.

Em vez de significa “no lugar de”. Vamos ver alguns exemplos?

Em vez de estudar Matemática, estudou Geografia.

Preferiu viajar de ônibus em vez de avião.

Em vez de ir ao teatro, preferiu ir ao cinema.

Notamos que em todos os exemplos não há uma ideia de oposição, mas sim de uma ocorrência que se manifesta em lugar de outra, como por exemplo: Matemática não é o contrário de Geografia, assim como ônibus não é o inverso de avião, e assim por diante.

Diante de tudo que aprendemos, fica uma dica para você:

A expressão “em vez de” pode ser utilizada até mesmo quando se tratar de uma ideia oposta, ao contrário de “ao invés de”, que possui um sentido muito restrito. Então, prefira sempre a primeira opção (em vez de), pois assim não correrá o risco de cometer erros, ok?


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

Avaliação

10.0

Participação: Nenhum comentário

Avaliação:

Se você quer comentar também Clique aqui

    Assuntos Relacionados


    Escola Kids

    R7 Educação