Ampersand ou “E” comercial

Ampersand. Parece um nome complicado, mas não é! Descubra seu significado!

Muito utilizado em nomes comerciais e em nomes de pessoas jurídicas, o ampersand é uma contração que pode assumir a função de conjunção aditiva Muito utilizado em nomes comerciais e em nomes de pessoas jurídicas, o ampersand é uma contração que pode assumir a função de conjunção aditiva

Ampersand. Esse nome te diz alguma coisa? Provavelmente não, mas todos nós sabemos o que essa palavra representa, mesmo sem nunca ter ouvido falar nesse nome que parece ser tão complicado!

A palavra ampersand dá nome a um símbolo muito famoso que, apesar de não ter suas origens na língua portuguesa, acabou sendo incorporado por ela e por muitos outros idiomas: o familiar “&”. Ampersand é uma contração das palavras inglesas AND PER SE AND, cujo significado é “e por si”. Aqui no Brasil, muitas pessoas conhecem o ampersand através da expressão “E comercial”, porque ele está normalmente associado ao nome de pessoas jurídicas ou a nomes comerciais, como “Carvalho & Cia”, “Pizza & Cia”, entre muitos outros exemplos que podem ser encontrados em letreiros e em prateleiras de supermercados, pois algumas marcas famosas adotaram o “&” em suas logomarcas.

Mas você sabe por que o ampersand assumiu esse formato, que lembra um pouco uma cobrinha? É porque o ampersand é um tipo de monograma utilizado para representar a conjunção aditiva “e”, que tem sua origem no latim “ET”. No começo ele era representado pelas duas letras, “E” e “T”. Observe como, com o passar do tempo, ele foi evoluindo até alcançar o formato inusitado que apresenta nos dias de hoje:

Quando o ampersand começou a ser utilizado, era possível observar nitidamente as duas letras, “E” e “T”. Hoje quase não é possível distingui-las

O mais curioso é que, apesar de aparentemente não ter outra função além de figurar entre nomes comerciais ou em nomes de pessoas jurídicas, o ampersand não é uma letra isolada, pois pode assumir, em algumas situações, o valor de conjunção aditiva. O ampersand é uma das provas da evolução linguística, que considera muito importante a velocidade da comunicação escrita e oral, já que em vez de utilizar a expressão AND PER SE AND, você pode utilizar o & e economizar tempo!

Por Luana Castro
Graduada em Letras