Agronegócio

Entenda o que significa o agronegócio e os impactos de suas atividades no espaço geográfico brasileiro.

O agronegócio é responsável por uma grande circulação de dinheiro no mundo O agronegócio é responsável por uma grande circulação de dinheiro no mundo

O agronegócio é uma área da economia que envolve, principalmente, a produção agropecuária. Ele também é chamado de agribusiness e constitui todos os processos e atividades sociais que estão relacionados com a agricultura e também com a pecuária. Portanto, ao contrário do que se possa imaginar, o agronegócio não abrange somente as atividades no campo, mas também as agroindústrias, a fabricação de máquinas e equipamentos agrícolas e muitos outros.

A importância do agronegócio é indiscutível no Brasil e no mundo. Em termos de economia, ele é responsável por 42% de tudo o que o nosso país exporta, além de responder por 37% dos empregos gerados. Também cabe um especial destaque para o papel do agronegócio brasileiro na geração de riquezas, pois ele é responsável por mais de 30% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil.

Podemos dizer que o agronegócio abranges os três setores da economia: o primário, por meio da produção rural; o secundário, por meio das agroindústrias e indústrias de insumos agrícolas; e o terciário, por meio do transporte e também da comercialização dos bens agropecuários, como a soja, o café, a cana-de-açúcar e muitos outros.

Essa integração entre os diferentes setores de atividades fez com que o agronegócio estivesse associado ao processo de modernização agrícola, incluindo a chamada “revolução verde”. Essa modernização envolve o uso cada vez maior de grandes maquinários, de compostos químicos (fertilizantes, herbicidas e outros) e conhecimentos científicos, a exemplo da biotecnologia e da genética responsável pelos alimentos transgênicos.

A produção relacionada com o agronegócio encontra-se cada vez mais mecanizada

No Brasil, a atividade do agronegócio é responsável pelo elevado volume de exportação de alguns produtos, tais como o café, a cana-de-açúcar e, principalmente, a soja. Por outro lado, a preocupação com as exportações faz com que muitas pessoas critiquem o agronegócio e suas limitações na área de produção de alimentos, como arroz e feijão.

Outras críticas direcionadas ao agronegócio está no fato de ele ter expandido a fronteira agrícola do Brasil e, consequentemente, o avanço das práticas humanas sobre o meio natural das florestas. Esse processo foi responsável pela devastação de muitas áreas naturais do país, com destaque para o Cerrado, e também muitos casos de conflitos pela terra na região Norte.

Polêmicas à parte, o agronegócio, sem dúvidas, ocupa uma posição de destaque tanto na economia nacional quanto no campo da política. Assim sendo, a compreensão de todas as suas características é de elevada necessidade para o conhecimento da composição e estrutura do território e do espaço geográfico do Brasil.

Por Me. Rofolfo Alves Pena

Por Rodolfo F. Alves Pena