Advérbios

Os advérbios constituem uma classe gramatical cuja função consiste em modificar, ou seja, adicionar sentido a verbos, a adjetivos e a outros advérbios. Sua classificação tem relação direta com a circunstância que expressam, podendo ser de tempo, modo, lugar, intensidade, negação, afirmação ou dúvida.

Leia também: Operadores argumentativos: o que são e quais suas funções?

Classificação dos advérbios

Primeiramente, é importante entender que os advérbios modificam outras palavras e sua classificação serve para entender de que forma eles modificam essas palavras, quais sentidos serão adicionados. Assim, os exemplos a seguir não abordam todos os advérbios que existem, mas trazem os que são os mais comuns.

A classe gramatical dos advérbios é muito relacionada com os adjetivos e verbos.

• Advérbios de lugar

São as palavras que indicam uma localização. Os advérbios de lugar mais comuns são aqui, ali, , atrás, perto, longe, dentro, fora, entre outros.

• Meu amigo mora longe.
  • Você pode vir aqui?
  • O lugar fica atrás dessa casa.
  • Advérbios de tempo

São as palavras que expressam tempo/período. Os advérbios de tempo mais comuns são hoje, amanhã, ontem, sempre, nunca, antes, depois, cedo, tarde, entre outros.

• Eu cheguei depois.
  • Nós fomos ontem.
  • O evento acabará cedo.
  • Advérbios de modo

São as palavras que ajudam a entender o modo/a maneira como alguma ação ocorreu ou como ocorre alguma característica. Os advérbios de modo mais comuns são bem, mal, melhor, pior, vagarosamente, rapidamente, entre outros. Também é possível transformar muitos adjetivos em advérbio de modo acrescentando o sufixo -mente ao final da palavra.

Veja:

• Você acabou rapidamente.
  • Tudo ficará melhor.
  • Vocês escrevem perfeitamente.
  • Suas tarefas eram bem completas.
  • Ela era naturalmente cacheada.
  • Advérbios de intensidade

São as palavras que ajudam a entender o quão intensa é a ação do verbo ou a característica do adjetivo. Os advérbios de intensidade mais comuns são muito, pouco, demais, bastante, mais, menos, entre outros.

• Você quer mais suco?
  • Façam menos barulho.
  • Ela está meio cansada.
  • Nós éramos bastante quietos.
  • Corríamos muito rapidamente.
  • Advérbios de afirmação

São as palavras que complementam ou reforçam o sentido de afirmação. Os advérbios de afirmação mais comuns são sim, certamente, realmente, entre outros.

Veja:

• O jurado criticou positivamente nosso trabalho.
  • Eu certamente tirarei férias em breve.
  • Advérbios de negação

São as palavras que complementam ou reforçam o sentido de negação. Os advérbios de negação mais comuns são não, nunca, jamais, entre outros.

• Não fizeram questão da nossa presença.
  • Cláudio jamais faria uma coisa assim.
  • Advérbios de dúvida

São as palavras que dão a ideia de dúvida. Os advérbios de dúvida mais comuns são talvez, provavelmente, eventualmente, quiçá, porventura, entre outros.

• Provavelmente, sairemos ao anoitecer.
  • Talvez essa não seja a melhor escolha.