Acidentes

Causas de acidentes e formas de prevenção contra os mesmos.

Produtos de limpeza causam intoxicação Produtos de limpeza causam intoxicação

Os acidentes acontecem de forma inesperada em casa, na escola, na rua ou em qualquer outro lugar, em razão da falta de alguns cuidados ou mesmo por distração. Existem acidentes que acontecem sem que possamos prever, como um escorregão seguido de uma queda, uma torção de tornozelo, uma pancada na cabeça ou em outra parte do corpo.

Algumas atitudes podem nos auxiliar a evitar acidentes como, por exemplo, atravessar a rua na faixa de pedestre, aguardar o sinal de pedestres ficar verde, usar o cinto de segurança, não mexer em panelas quentes, manter os cabos das panelas voltadas para dentro do fogão, não utilizar facas para brincar, não mexer com fogo, não mexer em remédios e produtos de limpeza utilizados em sua casa, dentre várias outras.

Evitar subir em locais altos, como cadeiras ou escadas é importante. Se a criança quiser algum objeto que esteja no alto, deve pedir para um adulto pegá-lo. Uma queda pode causar hematomas, lesões ou mesmo fraturas.

Cair de um banquinho pode causar fraturas

As crianças não devem nunca mexer em tomadas, nem tentar ligar aparelhos elétricos sozinhas, muito menos fazer experiências usando energia elétrica, pois podem levar fortes choques e até mesmo provocar a sua morte.

Choques elétricos podem causar a morte

Em apartamentos com crianças e pessoas com deficiência mental, é importante colocar grades ou telas de proteção nas janelas, a fim de evitar acidentes.

Ao passearem em lugares que tenham piscinas e lagos, os pais devem manter boa atenção sobre as crianças. Se não souberem nadar, elas devem usar boias e ser acompanhadas por adultos. Mesmo que os filhos saibam nadar é necessário "ficar de olho" para se certificar que está tudo bem, pois podem ter uma câimbra, e há a possibilidade de ocorrerem outras situações inesperadas.

O sol também pode causar acidentes, já que pode provocar queimaduras na pele, caso a pessoa fique exposta por muito tempo - principalmente sem proteção. Assim, é importante evitar excessos e sempre fazer o uso de filtros solares.

Um dos acidentes mais sérios é provocado quando se solta pipa em lugar que contém fios de rede elétrica. Se a pipa pegar nesses locais, a criança pode sofrer problemas sérios relacionados à eletricidade, ou até mesmo perder sua vida. Outra coisa é evitar o uso de cerol, uma mistura de cola com caco de vidro, utilizada para cortar a linha da pipa de um amigo. O cerol, se atingir uma pessoa, pode cortar profundamente sua pele.

Assim, é importante evitar esses riscos, prestando mais atenção e adotando medidas mais seguras no dia a dia.

Por Jussara de Barros
Pedagoga

Por Jussara de Barros

Fratura, entorse e luxação

Ciências

O que acontece durante o nosso sono

Queimaduras

Ciclo do Café

O ciclo do café foi o ciclo econômico em que o café predominou na economia brasileira. Iniciou em meados do século XIX, estendendo-se até metade do século XX.

Arte rupestre

A arte rupestre são as obras de arte produzidas pelos hominídeos na Pré-História, destacando-se as pinturas e as gravuras.