Escola Kids

Acento tônico e acento gráfico

  • Atualmente 4.4/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Acento tônico e acento gráfico Para descobrirmos o acento tônico basta pronunciarmos devagarinho todas as sílabas

Certamente que estes dois elementos (acento tônico e acento gráfico) não são assim tão desconhecidos para você, não é mesmo? Mas caso sejam, chegou o momento de aprendermos um pouco mais sobre o conceito de cada um deles e, assim, quando estivermos cursando as séries mais adiantadas, não teremos mais nenhuma dúvida em relação a este caso. Sabe por quê? Ah! porque saberemos fazer a distinção que há entre eles, sem nenhum problema!

Então, que tal começarmos nosso estudo? Vamos lá!!!
 


A melhor maneira de descobrirmos onde se encontra o acento tônico das palavras é dividindo as sílabas de modo bem devagarinho. Vamos tentar?


 

bo - la - ca- ne- ta - pin - cel – bom – bom...

As sílabas que estão grifadas foram aquelas que, ao serem pronunciadas, demonstraram toda sua força, toda sua intensidade. Assim sendo, matamos a charada: o acento tônico refere-se àquela sílaba que possui essa característica. Mas há um detalhe que você precisa saber: para realizarmos essa descoberta, nenhuma das sílabas precisa estar acentuada.

Sendo assim, o que acontecerá com aquelas que recebem acento? Ah! não se preocupe, falta muito pouco para descobrirmos, pois, como você sabe, há motivos especiais para acentuarmos algumas palavras, tais como:

ma – çã - au – to – – vel - lâm – pada...

A primeira palavra recebe acento porque é uma oxítona terminada em “a”;

A segunda é uma paroxítona terminada em “l”;

E, finalmente, chegamos à terceira – que é uma proparoxítona. E, como você sabe, as proparoxítonas são sortudas... todas elas são acentuadas.


Como pôde perceber, o acento gráfico está relacionado às regras de acentuação das quais já temos um pouquinho de conhecimento. Dessa forma, ele refere-se àquela sílaba que estiver acentuada.

Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Escola Kids

Avaliação

8.8

Participação: 2 Comentários

Avaliação:

Se você quer comentar também Clique aqui

    Assuntos Relacionados


    Escola Kids

    R7 Educação