Escola Kids

Acento Circunflexo

  • Atualmente 3.8571428571429/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Acento Circunflexo O acento circunflexo é popularmente conhecido por chapeuzinho e, além de indicar a tonicidade, indica também que o som da vogal é fechado

Muitos brasileiros reclamam dos acentos que algumas palavras solicitam, mas você sabia que, quando eles foram “criados”, o objetivo era ajudar? Alguns podem pensar: “grande ajuda!” No entanto, imagine se os acentos não existissem, como saberíamos qual seria a correta pronúncia das palavras?

Em português, diferentemente do que muitos imaginam, a maioria das palavras não recebe acento, sendo este usado exatamente para demonstrar que aquela palavra recebe pronúncia diferente. Ficou com dúvida? Acompanhe a explicação:

  • A maioria das palavras em português é paroxítona (a sílaba tônica é a penúltima) e é terminada em -a, -e, -o, -em, -ens,  por isso, as paroxítonas com essas terminações não recebem acento, já as oxítonas (sílaba tônica na última) com as mesmas terminações precisam receber acento, exatamente para marcar a pronúncia, ou seja, determinar onde está a sílaba tônica. Pelo mesmo motivo, ou seja, para definir a sílaba tônica, todas as palavras proparoxítonas (sílaba tônica na antepenúltima sílaba) recebem acento gráfico.

Percebeu a importância do acento? Ele é fundamental para determinar a sílaba tônica, mas essa não é sua única função, pois ele também é usado para indicar a forma que as vogais devem ser pronunciadas, ou seja, com som aberto ou fechado. Por isso, existem dois acentos gráficos em português, o agudo e o circunflexo. Hoje, vamos descobrir um pouco mais sobre este último acento: o circunflexo.

O nome circunflexo é difícil, por isso é comum os professores chamarem-no de chapeuzinho (^).  Ele é usado sobre as vogais -a, -e, -o para marcar que a pronúncia da vogal deve ser fechada. Um exemplo clássico para definir a diferença de pronúncia são as palavras: vovô e vovó. Quando o circunflexo é usado, ele faz com que o som da vogal seja emitido de forma fechada. Percebeu a diferença?

As regras de acentuação para as palavras, cujas vogais precisam do acento circunflexo, são as mesmas, ou seja, serão definidas pela tonicidade, ou seja, é necessário classificá-las em oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas. É preciso atentar também para as modificações que ocorreram na nova ortografia, pois, também influenciaram as palavras que recebem acento circunflexo.

A seguir algumas palavras que utilizam o acento circunflexo. Atenção à pronúncia!

Bênção

Convênio

Complô

Âmago

Pântano

Câmara

A partir de agora, atenção à pronúncia dos circunflexos!


Por Mayra Pavan
Graduada em Letras

Avaliação

7.7

Participação: 4 Comentários

Avaliação:

Se você quer comentar também Clique aqui


    Escola Kids

    R7 Educação