Escola Kids

A reprodução das plantas

  • Atualmente 4.6/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
A reprodução das plantas Esquema de uma flor mostrando os órgãos masculino e feminino

A reprodução de quase todas as plantas acontece por meio da flor, que possui, em seu interior, o órgão feminino chamado de gineceu e o órgão masculino chamado de androceu.

O androceu é composto pelos estames, que sustentam a bolsa onde se encontram os grãos de pólen. Nos grãos de pólen existem as células sexuais da planta.

O gineceu é composto pelo ovário, que produz e armazena os óvulos. Nos óvulos também existem as células sexuais da planta.

Quando os grãos de pólen chegam até o gineceu e alcançam o óvulo, ocorre a fecundação. O ovário irá se desenvolver e se transformar em fruto, enquanto que o óvulo se transformará em sementes. Assim, a flor murchará.

Animais que ajudam na polinização das flores.
Animais que ajudam na polinização das flores

As plantas precisam de ajuda para que o grão de pólen que fica no androceu chegue até o gineceu. Uma das formas de ajuda que a natureza oferece são os insetos. Eles conseguem levar os grãos de pólen de uma flor para outra, ocorrendo o que chamamos de polinização. Beija-flores, o vento e a água também ajudam as flores na polinização.

Além disso, os animais também ajudam a espalhar as sementes das plantas. Ao se alimentarem de frutos, os animais podem deixar cair no solo alguma semente. Se houver condições adequadas para a germinação, uma nova planta nascerá.

Algumas plantas desenvolveram estruturas que ajudam a espalhar as suas sementes. É o caso dos frutos do dente-de-leão e do carrapicho.

Plantas que possuem estruturas para a disseminação de suas sementes.
Plantas que possuem estruturas para a disseminação de suas sementes


Paula Louredo
Graduada em Biologia

Avaliação

9.2

Participação: 5 Comentários

Avaliação:

Se você quer comentar também Clique aqui


    Escola Kids

    R7 Educação