A primeira conjugação dos verbos - AR

Aprenda a maneira correta!

A menina canta A menina canta

Ao falarmos sobre as conjugações dos verbos, é importante sabermos que eles possuem três:

1ª conjugação – Terminação -AR
2ª conjugação – Terminação -ER
3ª conjugação – Terminação -IR

Observando a imagem acima e a frase referente a ela, percebemos a presença de um verbo – “cantar”.

Logo, de acordo com nosso conhecimento, sabemos que ele pertence à primeira conjugação.

Mas o importante não é apenas identificarmos a conjugação, é necessário também sabermos como conjugar esse verbo.

Por isso, vamos aprender?

Modo Indicativo:

Formas Nominais:

Infinitivo impessoal – Aquele que não se refere a nenhuma pessoa

Cantar - infinitivo
Gerúndio – cantando
Particípio - cantado

Infinitivo pessoal – Refere-se às pessoas do verbo:

Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

A segunda conjugação dos verbos - ER

A terceira conjugação dos verbos -IR

Advérbios