Escola Kids

A origem da vida na Terra

  • Atualmente 4.0625/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
A origem da vida na Terra Ilustração da Terra primitiva

Segundo cientistas, o planeta Terra foi formado há aproximadamente 4,6 bilhões de anos após uma grande explosão. Na atmosfera havia muita água, gases e relâmpagos. Quando esses três elementos se juntaram, deram surgimento a diversas substâncias que começaram a fazer da Terra um ambiente propício para a vida.

Os primeiros seres vivos que existiram na face da Terra datam de 3,8 bilhões de anos, e os cientistas os chamam de estromatolitos. Esses primeiros seres vivos eram bem simples. À medida que os anos iam passando, eles iam evoluindo e, a partir deles, outras formas de vida iam surgindo. Milhões de anos depois surgiram os organismos invertebrados. Segundo pesquisadores, as esponjas foram os primeiros animais invertebrados a surgir na Terra, há 650 milhões de anos; e há 520 milhões de anos surgiram os primeiros vertebrados.

Esponjas e peixes, seres primitivos.
Esponjas e peixes, seres primitivos.

Você deve estar se perguntando, mas como é que os cientistas conhecem essas informações? Pelo simples fato de todos esses organismos terem deixado fósseis. Mas o que são fósseis? Fósseis são evidências de que um organismo vegetal ou animal viveu na Terra, tais como pedaços dos ossos, pegadas, impressões corporais, etc.

Esses pesquisadores possuem técnicas que datam todo e qualquer fóssil encontrado, por isso eles sabem aproximadamente há quantos anos aquele organismo viveu na Terra.

Fósseis de dinossauros.
Fósseis de dinossauros

Não se sabe ao certo como surgiu a espécie humana na Terra. Várias são as teorias sobre o seu aparecimento e a sua evolução. Cientistas acreditam que a espécie humana surgiu entre 125 e 250 mil anos e foi evoluindo aos poucos. A figura abaixo ilustra a evolução do homem desde que a espécie surgiu.

Na sequência da evolução humana: Homo habilis, Homo erectus, Homo sapiens, Homo sapiens neanderthalensis, Homem Cro-Magnon
Na sequência da evolução humana: Homo habilis, Homo erectus, Homo sapiens, Homo sapiens neanderthalensis, Homem Cro-Magnon 


Paula Louredo
Graduada em Biologia

Avaliação

8.1

Participação: 28 Comentários

Avaliação:

Se você quer comentar também Clique aqui


    Escola Kids

    R7 Educação