Escola Kids

A Grécia

  • Atualmente 4.625/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
A Grécia Mapa da Grécia com figuras que simbolizam os aspectos da cultura grega.

A Grécia é uma península balcânica que fica localizada ao sul da Europa, com litoral muito recortado e relevo interior montanhoso, formando assim extensos vales. Essa característica dificultava a comunicação entre seus vales, assim, o acesso entre as diversas regiões era mais prático por mar do que por terra. De maneira geral, o solo grego não era fértil, porém a costa marítima da Grécia era extensa e isso compensava o fato da terra ser infértil, o povo grego aproveitou-se dessa extensa área oceânica para retirar produtos do mar e fazer comércio marítimo para sobreviverem. A história do povo grego foi influenciada pelos aspectos geográficos da região.

Quando os povos invasores aqui chegaram, vindos do norte, das planícies eurasianas e indo-europeias, encontraram a planície balcânica ocupada por grupos influenciados pela cultura cretense, egípcia e fenícia. Os povos que ali habitavam já se denominavam gregos e julgavam-se autóctones descendentes de Heleno, filho de Deucalião, que havia escapado de um dilúvio provocado por Júpiter, pai dos Deuses. Dai o nome de Hélade, pelo qual também foi conhecida a Grécia, e o de helenos, dado aos seus habitantes.

Os primeiros povos do norte a invadir a península balcânica foram os aqueus, depois os jônios, os eólios e os dórios. Ao penetrarem na Hélade, fixaram-se nela e incorporaram alguns aspectos da cultura cretense, egípcia e fenícia. Essa incorporação das várias culturas, tanto vindas dos povos invasores do norte quanto dos povos que ali habitavam, deu origem à identidade grega e à formação do povo grego e, consequentemente, a mais importante civilização da História Antiga.

Por Lilian Aguiar
Graduada em História
Equipe Escola Kids

Avaliação

9.2

Participação: 4 Comentários

Avaliação:

Se você quer comentar também Clique aqui


    Escola Kids

    R7 Educação