A Arca de Noé de Vinícius de Moraes

A Arca de Noé de Vinícius de Moraes: Clique e mergulhe na imaginação de um dos maiores poetas da literatura brasileira.

Lançado em 1980, o disco A Arca de Noé é a materialização de um sonho antigo de seu criador, o poeta Vinícius de Moraes Lançado em 1980, o disco A Arca de Noé é a materialização de um sonho antigo de seu criador, o poeta Vinícius de Moraes

Você sabia que Vinícius de Moraes, um dos mais populares e queridos poetas da literatura brasileira, também escreveu poemas para crianças? Sim, os pequenos também foram agraciados com a graça e o lirismo dos versos de Vinícius, que, além de escritor, foi também compositor. Sem Vinícius, a Música Popular Brasileira não seria a mesma, pois além de ter sido um dos compositores mais importantes da Bossa Nova, foi também criador de um dos clássicos da música infantil: o disco A Arca de Noé.

As canções do disco A Arca de Noé são cantadas por vários artistas, entre eles Chico Buarque, Milton Nascimento, Elis Regina, MPB-4 e Alceu Valença

A Arca de Noé de Vinícius de Moraes fala sobre vários bichos, daí a alusão à história bíblica tão conhecida, e sobre coisas (casa, porta, relógio...) também. O álbum, que era um sonho antigo do poeta, foi lançado postumamente, em outubro de 1980 (o poeta faleceu em julho do mesmo ano). Infelizmente, Vinícius não pôde acompanhar o sucesso de sua criação, que reúne poemas musicados nos anos 1950 por seu amigo Paulo Soledade, além de contar com a participação de Toquinho, seu parceiro em várias canções e amigo pessoal.

O Escola Kids apresenta para você algumas canções desse álbum que é considerado um clássico da música infantil brasileira. Certamente você vai reconhecer as canções de Vinícius de Moraes, pois elas habitam o imaginário de crianças e adultos há pelo menos três décadas. Aproveite e ouça as versões musicadas, disponíveis na internet. Boa leitura e boa diversão!

A casa

Na Rua dos Bobos
Número Zero.

Vinícius de Moraes

Corujinha, corujinha/ que peninha de você/ fica toda encolhidinha/ sempre olhando não sei quê

Corujinha

Corujinha, corujinha
Que peninha de você
Fica toda encolhidinha
Sempre olhando não sei quê

O seu canto de repente
Faz a gente estremecer
Corujinha, pobrezinha
Todo mundo que te vê
Diz assim, ah, coitadinha
Que feinha que é você

Quando a noite vem chegando
Chega o teu amanhecer
E se o sol vem despontando
Vais voando te esconder

Hoje em dia andas vaidosa
Orgulhosa como quê
Toda noite tua carinha
Aparece na TV
Corujinha, coitadinha
Que feinha que é você.

Vinícius de Moraes

O pato de Vinícius de Moraes é certamente o mais conhecido e querido do Brasil!

O pato

Lá vem o Pato